Prefeitura Municipal de Contagem
   

Motoristas recebem treinamento

Saúde é tema do segundo módulo de curso voltado para motoristas

 

A Prefeitura, através da Secretaria de Administração, realizou, neste mês de agosto, curso sobre "prevenção e promoção da saúde" para os 39 motoristas lotados nos órgãos da Administração. O treinamento foi ministrado no Centro de Formação do Trabalhador - Cefort.


As palestras, segundo documento da Gerência de Capacitação que apresenta o curso, têm por objetivo “promover a educação e a orientação dos servidores quanto à importância de uma vida saudável, visando contribuir para melhor qualidade de vida, propondo incentivar a responsabilização, o auto cuidado e a mudança de hábitos, a fim de obter melhor condicionamento físico, bem-estar
psíquico e social, prevenir doenças laborais e acidentes de trabalho”.


O motorista inicia os dias com exercícios orientados como alongamento, especialmente, os voltados para as articulações de pés e mãos, dentro da Ginástica Laboral, cujos benefícios foram destacados pela fisioterapeuta da Gerência de Medicina e Segurança do Trabalho, Elza Campos Pinho. O objetivo do curso também é de cultuar o hábito dos exercícios físicos que previnem doenças relacionadas à profissão.


Para não interromper a prestação de serviços, os motoristas foram divididos em duas turmas, a primeira com 18 profissionais que vão cumprir carga horária de 16 horas – teoria e prática – especialmente na parte de ergonomia, identificada a necessidade geral de melhoramento da postura dos profissionais do volante.


Célio Afonso Alves é motorista da Prefeitura há 20 anos e admite que não é adepto da prática de exercícios. “Eventos como este são importantes, especialmente para melhorar a saúde do trabalhador e o combate ao sedentarismo é fundamental”, disse ele logo após ouvir a palestra “Roda da Vida – Uma
experiência que deu certo”, ministrada pelo coordenador técnico de Esportes da Clube Arvoredo, Maurício Guimarães.


Ele afirma ter compreendido que as orientações recebidas durante o treinamento servem de estímulo a uma nova postura. “Não adianta esperar ficar velho para se preocupar com uma velhice saudável. Para se conseguir isso, temos que começar a cuidar de nós mesmos o quanto antes”.


Célio Alves ainda defendeu a continuidade do programa e chegou a sugerir outros módulos como mecânica e elétrica para autos.


Antônio Geraldo Coelho tem um tempo um pouco maior de dedicação ao serviço público, 27 anos e considera, além de tudo isso, que cursos como esse permitem uma aproximação maior com os colegas de profissão, o que o dia a dia acaba dificultando. “Além do que, melhorar a saúde é fundamental”, completa.


O palestrante Maurício Guimarães argumenta que as informações passadas foram as “indispensáveis para que os profissionais apresentem desempenho profissional de qualidade e importantes para que eles se preparem melhor para as atividades específicas, de modo que contribuam com um bom desempenho de todo o Departamento de Transporte da Prefeitura, realçando sempre a consciência da
busca do equilíbrio entre atividade física, alimentação saudável e sono qualificado”.

   

FONTE:

PUBLICAÇÃO: 16/08/2011 10:01:02