Prefeitura Municipal de Contagem
   

Saúde em primeiro lugar

Pilates, método traz benefícios.

Como me livrar das dores nas costas? Esta é uma pergunta que muitos brasileiros se fazem. Com o estresse e rotina movimentada dos dias de hoje, as dores nas costas são uma das maiores queixas nos consultórios médicos. O método Pilates, elaborado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, veio revolucionar a luta contra este mal.

O Pilates é um método de exercícios e alongamentos que são executados com o peso do próprio corpo. O objetivo é a reeducação dos movimentos para reestabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, além da melhoria da respiração, correção da postura e prevenção de lesões.

O método deve ser aplicado por profissionais de educação física e por fisioterapeutas.

Segundo a fisioterapia Luciana Gonçalves Costa, "o Pilates tem muitos conceitos e é determinado por movimentos precisos. É necessário que seja aplicado por profissionais capacitados para que o metódo seja realmente adequado. Apesar do Pilates ser formado por exercícios sem impacto e não trazer riscos lesões, é importante que sejam feitos corretamente para que traga resultados".

Os exercícios podem ser feitos no solo com a utilização de bolas ou utilizando aparelho que, através de molas, aumentam a força dos movimentos.

Servidor, esta é uma dica de saúde e incentivo para a prevenção de dores e qualidade de vida. Prevenir é o melhor remédio!

   

FONTE: Luciana Gonçalves Costa - Fisioterapeuta

PUBLICAÇÃO: 05/01/2011 10:57:51