Prefeitura Municipal de Contagem
   

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Novo jeito de ensinar

 

Educadora da Escola Municipal Vereador Benedito Batista ensina matemática utilizando tabela do campeonato mineiro de futebol

 

Com intuito de tornar as aulas mais interessantes, a professora Cristina Daniela Macedo Rocha, da Escola Municipal Vereador Benedito Batista, desenvolveu um trabalho com seus alunos, utilizando reportagens, tabelas e regras relativas ao Campeonato Mineiro de Futebol.  O projeto “O Campeonato Mineiro de Futebol e os Números Inteiros”,  foi desenvolvido com uma turma de 30 alunos  do 1º ano do 3º ciclo. 

A educadora conta, que notou perante a turma, a necessidade de trabalhar novamente os “Números Negativos”, só que desta vez, utilizando a tabela do Campeonato Mineiro de Futebol.  “Foram necessárias, três aulas para desenvolver o tema. Para entender melhor a posição dos números, confeccionamos um gráfico de colunas, utilizando malha quadriculada para facilitar o desenho. Em seguida foram formados cinco grupos de seis pessoas. Estes grupos responderam um questionário. Tal questionário conduzia os alunos à percepção da necessidade e existência dos números negativos no cotidiano, inclusive, no futebol, por exemplo,” relata a professora.

Cristina conta ainda, que durante a confecção dos gráficos, os estudantes perceberam que a coluna de saldo de gols de alguns times ficou abaixo de zero, deixando clara a presença dos números negativos. “É claro que nem todos os gráficos firam iguais, pois cada um tinha as reportagens com datas diferentes, que mudavam toda semana. O trabalho envolveu toda a turma que é participativa e sempre demonstra interesse em realizar o que é proposto em sala de aula.  Eles tiveram a oportunidade de discutir sobre suas preferências, diferenças e a rivalidade entre os times de futebol, incluindo as brigas entre torcidas”, conclui. 

   

FONTE:

PUBLICAÇÃO: 15/08/2011 17:19:47