Prefeitura reforça investimentos para a Educação com entrega de amplificadores para professores e lançamento do Selo Literário de Contagem Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (18/10)

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (18/10), com a presença de professores, pedagogos e dirigentes escolares, a Prefeitura anunciou a entrega de amplificadores de voz para trabalhadores da Educação bem como o lançamento do selo literário ‘Bunitezas’ e da ‘Trilha do Saber em Revista’.

As iniciativas dão prosseguimento às iniciativas da administração em investimento e valorização dos servidores da Educação, além de materialidade para as escolas do município.

A prefeita Marília Campos destacou as ações da Prefeitura em prol da Educação, dialogando e atendendo a demanda da categoria, de forma a municiar os trabalhadores com as ferramentas necessárias para a promoção de uma educação referência no município.

“É muito importante essa multiplicidade de saberes que são produzidos pelos professores, crianças, jovens, adolescentes e adultos. Quero muito poder estimular para que a gente fale mais, escreva mais e aí, o real sentido das ‘Bunitezas’ está na capacidade que temos de mostrar a produção do que é feito nas escolas, dar visibilidade aos talentos que temos. Estamos fazendo todo o necessário para que Contagem possa se transformar em referência na Educação em todo o Brasil”, afirmou Marília.

Os amplificadores são instrumentos importantes para a preservação da saúde vocal dos Educadores e poderão ser utilizados tanto durante as aulas expositivas quanto nos atendimentos a grupos e nas aulas de passeio.

O professor Danilo Vasconcelos de Morais, da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, no Riacho, foi aprovado recentemente no concurso público para a Rede Municipal de Contagem. Mesmo estando há pouco tempo na rede, ele já pode perceber todo o investimento e valorização do município com a categoria.

“A gente precisa ter essa consciência de que a voz é muito potente. Nós ensinamos os nossos estudantes, trocamos experiências, acolhemos sonhos, semeamos esperanças, tudo isso por meio do instrumento que é a voz. Utilizar os amplificadores, é uma forma de ter um cuidado preventivo com nossa voz, porque trabalhamos ao longo de muitos anos e por muito tempo, então, quando a gente recebe esse instrumento, essa ferramenta de trabalho, ela nos diz sobre essa valorização, que perpassa pela valorização salarial, mas também, pelo cuidado e carinho com o professor”, apontou Danilo.

Outras trabalhadoras da Educação também expressaram seu contentamento pelas iniciativas da Prefeitura com a comunidade escolar. “A luta pela valorização e pelo cuidado é árdua. Temos que abraçar essa gestão pois o que está acontecendo em Contagem não ocorre em outros municípios”, disse a professora Kely, da E.M. Pedro de Alcântara.

Na mesma linha, Renata Normand, diretora do Anexo Cemei Jardim Laguna e Irani, gestora da E.M. Walter Fausto também agradeceram a administração pelo compromisso com a Educação. “Estou emocionada, não tenho palavras para agradecer”, disse Renata. “É minha primeira gestão e tenho tido todo apoio possível e necessário da Prefeitura e da equipe da Seduc. Só tenho a agradecer”, completou Irani.

Outra iniciativa anunciada foi o lançamento do Selo Literário de Contagem “Bunitezas”, que tem o intuito de promover a publicação de materiais impressos e/ou digitais, produzidos pelos profissionais da Rede Municipal de Educação e da Fundação de Ensino de Contagem – Funec.

“Nosso objetivo é publicar as belezuras, as ‘bunitezas’ dos educadores da rede e da Funec. Esses materiais serão impressos ou digitais e todas as publicações vão levar a marca do selo Bunitezas”, explicou Daniela Menezes, bibliotecária e coordenadora do Programa Biblioteca e Leitura: Contagem das Letras.

Também foi lançado o periódico” Trilha do Saber” em Revista, produzido pela Seduc e que pretende criar um espaço de reflexão sobre a concepção de Educação, informar sobre avanços, inovações e desafios relacionados à Educação em Contagem e no país, como explica a historiadora Carolina Dellamore.

“A revista é um convite a conhecer o que está sendo produzido no campo da educação no Brasil. A gente está fazendo essa interlocução para além de Contagem e também para o que está sendo produzido nas escolas”, disse Carol.

As diversas ações da Prefeitura em valorização de servidores e de investimentos na área da Educação foram destacadas pela secretária Telma Ribeiro. “Hoje, foi um momento de alegria, de poder encontrar e mostrar aquilo que temos feito pela cidade. Essas entregas  são motivos de emoção, pois vemos um pouco do resultado do que fazemos e que ajudam a construir uma cidade feliz de novo, com mais Educação”.

O evento contou, ainda, com apresentação musical de Ramon Vilaça, ex-estudante da Funec Cruzeiro do Sul, e a presença do vice-presidente da Funec, professor Paulo Figueiredo; do diretor de ensino da Funec, professor Marco Antônio Carvalho; do subsecreetário de Ensino da Seduc, Anderson Cunha, e da subsecretária de Gestão em Operações, Stela de Barros.

Também estiveram presentes Fátima Lúcia Caldeira Brant, diretora da Vigilância em saúde do Trabalhador e Cerest – Centro de Referência de Saúde do Trabalhador; Júnia Cristiana Marazze de Oliveira, diretora do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho; secretários municipais e administradores regionais.

Amplificadores de Voz

A prefeita Marília Campos em diálogo com a Seduc, compreendeu que a maioria dos servidores e servidoras que cumprem o trabalho docente necessitam de um apoio para seus trabalhos laborais. Deste modo, foram adquiridos 2.940 amplificadores de voz, num investimento de R$ 3.763.200,00.

Os amplificadores de voz são profissionais, multifuncionais e portáteis, com microfone sem fio, resistentes à água, poeira e queda.

Para auxiliar os servidores da Educação na utilização dos amplificadores, será ofertada uma formação, em parceria com a Secretaria de Saúde, no dia 25 de outubro, nos turnos da manhã e tarde, no auditório da Secretaria de Educação.

Selo Literário Bunitezas

O Selo Literário de Contagem: “Bunitezas” é uma homenagem a Paulo Freire, patrono da educação brasileira, e autor de muitas obras que, entre outras coisas, nos falam da boniteza de ser gente. O selo nasce com o intuito de promover a publicação de materiais impressos e/ou digitais, produzidos pelos profissionais da Rede Municipal de Educação e da Funec.

Os dois primeiros livros a serem lançados pelo “Bunitezas” são: Comunidade Quilombola dos Arturos, de Cláudia Márcia Ribeiro (pedagoga da Rede), e “Brumalama”, tributo à Brumadinho, organizado por Joaquim Pires dos Reis (professor de artes da Rede), com poemas e ilustrações produzidos por estudantes da E.M. Dona Babita Camargos. Cada livro terá uma tiragem de 500 exemplares.

Os livros publicados pelo Selo serão distribuídos para todas as bibliotecas da Rede Municipal de Educação e da Funec. Para 2023, será lançado um edital para seleção de duas publicações de professores (as) pelo selo “Bunitezas”.

Trilha do Saber em Revista 

Também foi lançado o primeiro número do periódico “Trilha do Saber em Revista”, uma publicação da Seduc e Funec que tem como objetivo criar um espaço de reflexão sobre a concepção de Educação, informar sobre avanços, inovações e desafios relacionados ao tema em Contagem e no país.

Ainda, divulgar pesquisas acadêmicas sobre temas contemporâneos no campo da educação, promover trocas de experiências e divulgar projetos criativos desenvolvidos nas escolas da Rede Municipal de Educação e Funec. O periódico também publica entrevistas com personalidades de destaque nacional e internacional na área da educação.

Nesta edição foram impressos 5 mil exemplares a serem distribuídos a todos e todas professores e bibliotecas da rede e Funec.

CLIQUE AQUI E ACESSE A GALERIA DE FOTOS

Repórter Fernando Dutra/PMC

Fotos: Janine Moraes/PMC