Prefeitura comemora 50 anos da Funec com show de Djonga, que sacode a cidade

Na comemoração dos 50 anos da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), uma multidão de milhares de jovens tomou conta da Passarela do Samba para, além de comemorar, cantar ao som do rapper Djonga, um dos mais celebrados artistas da atualidade, e da DJ Camis, contagense que abriu o show. O evento reafirmou o compromisso da Prefeitura com o público jovem, promovendo a ocupação de espaços públicos e com ações voltadas à promoção do acesso aos direitos e o exercício da condição cidadã.

Quando o cantor mineiro subiu ao palco, o público foi ao delírio. Millena Avelar, de 17 anos, ficou feliz em participar da celebração, principalmente por ser fã do músico. “Foi uma experiência maravilhosa, pois percebemos que tiveram todo o cuidado com a gente. A escolha pelas atrações também foi excelente. Trazer o Djonga aqui, que veio da periferia, nos faz lembrar o que a Funec representa, que é dar oportunidade às pessoas”, analisou.

Outra jovem radiante foi Yasmim Carolayne, de 17 anos, estudante da Funec. Moradora do bairro Industrial, ela disse que foi a primeira vez que assistiu a um show do cantor. “Eles pensaram bastante nessa escolha, pois a maioria dos jovens gosta muito dele. Esse tipo de ação é ótima, pois nos oferece acesso ao lazer, e talvez não teríamos esse momento em outras circunstâncias”, pontuou Yasmin.

A prefeita Marília Campos fez coro aos jovens. “Foi uma noite para entrar para a história da nossa cidade. A Funec, instituição pública que oferece ensino de qualidade para os nossos jovens comemorou os seus 50 anos em grande estilo. O show do rapper mineiro Djonga, que foi antecedido pela apresentação da moradora de Contagem, DJ Camis, foi tudo de bom. E nossa gente merece o que tem de melhor, em especial nossos jovens, a quem dedicamos importantes políticas públicas. A inauguração da Estação da Juventude, que aconteceu nesta sexta-feira, é uma mostra do que temos oferecer para esse segmento tão especial e importante”, disse.

Os empreendimentos da Economia Solidária (Ecosol) também estavam presentes ao evento, com barraquinhas de artesanato e alimentação. “Participar de festas como esta faz toda a diferença para nós que estamos comercializando. É uma grande oportunidade para vendermos mais e divulgar nosso trabalho”, disse a artesã Maria de Lourdes.

O evento contou com a presença de brigadistas, seguranças e agentes da Guarda Municipal de Contagem e da Polícia Militar. Além disso, o show teve controle de acesso mediante revista e apresentação do ingresso. Uma equipe de saúde mobilizada com posto médico, profissionais da saúde e ambulância também estava no local.

Doações
Para adquirir o ingresso e ter acesso a festa, cada cidadão teve que doar 200g de leite em pó ou um litro de leite integral. As doações serão destinadas ao banco de alimentos do município – equipamento público da Prefeitura, que garante a complementação alimentar da população em situação de vulnerabilidade social por meio da doação de alimentos às instituições cadastradas que atendem essa população.

Funec
A Fundação de Ensino de Contagem completou 50 anos na terça-feira (21/3). Atualmente, são dez unidades, distribuídas em sete regiões da cidade, com a oferta do ensino médio, totalmente custeado pelo município. Ao longo desse período, a instituição se consolidou como referência também em educação técnica profissionalizante em química, farmácia, análises clínicas, enfermagem, informática e segurança do trabalho.

Além do atendimento a 3.000 estudantes ao ano, a Funec também é reconhecida como referência em produção científica, na oferta de cursos de qualificação profissional e na realização de concursos públicos. A Fundação se dedica à formação, à valorização individualizada e ao incentivo do crescimento dos jovens de forma ética e humanizada.

50 anos da Funec e Lançamento da Estação Juventude - 24/03/2023

Repórter Raquel Lopes/PMC