Crianças e estudantes de Contagem voltaram às aulas nesta segunda-feira (6) com uma escola mais preparada, moderna e divertida.

Cerca de 60 mil estudantes retornam às atividades escolares neste início de ano letivo. São 124 unidades de ensino, entre Centros Municipais de Educação Infantil – Cemei, anexos, rede parceira e escolas municipais que atendem desde crianças da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Na Escola Municipal Francisco Borges da Fonseca, no Eldorado, que atende 613 crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental, o clima na entrada do turno da manhã era de grande expectativa. Mães, pais, tios, tias, avós e avós estavam lá, juntos às crianças com ansiedade pelo primeiro dia de aula. Para alguns, era o primeiro dia de aula de suas vidas.

Assim foi com Viviane Lina Domingues, moradora do Eldorado, mãe do Ian (4), do 1º ano do Fundamental, que terá sua primeira experiência na escola. Viviane estava animada, sobretudo porque teve boas referências da escola. “É uma escola especializada em atender essa faixa de idade, dizem que é muito boa”. Ian também estava bastante animado para começar sua jornada. “Se tiver brinquedo no recreio eu vou gostar mais do recreio. E dos coleguinhas também, se eles quiserem ser meus amigos”.

Rosângela Pacheco, moradora da região, é mãe de Mateus, 4 anos, e avó de Artur, 4 anos . Ambos também estão indo para seu primeiro ano de escola. Enquanto os meninos esperam brincar bastante, Rosângela também tem grande expectativa para essa nova etapa. “Eles ficavam em uma creche e a tia que olha eles indicou essa escola, que é muito boa”, afirmou.

Para Alexandro Machado, morador do Industrial e pai de Miguel (6) a volta às aulas já “estava na hora” após o período de férias. “Foi muita chuva, ele está precisando queimar as calorias”, brincou. Miguel está ansioso para ver a professora e quer aprender jardinagem na escola.

Já Siara Fabiana de Brito, mãe de Laura (5), ainda “aguentava” mais um pouco de férias da filha. Mas Laura já queria voltar logo à escola. “Ela está muito alegre de voltar e reencontrar os coleguinhas”, disse.

Há também quem queira aprender a pintar na escola, como Alice, 4 anos, filha de Júlia Isabela e irmã de Sofia, 6 anos, que também estuda na E.M. Francisco Borges. “Moro no Novo Eldorado, escolhi aqui por ser mais próximo pra mim. Esperando coisas boas, primeiro ano de escola. Sofia estudava no Maria Alice. Elas estão ansiosas para pintar, aprender”, disse Júlia.

O estudante Pedro Lopes da Silva, 8 anos, do 3º ano do Fundamental, comemorou a permanência na mesma escola e com a professora. “Queria um pouco mais de férias, mas tá bom. Acho que vou gostar mais das professoras e das aulas, gosto de ler e estudar português”, pontuou. O pai de Pedro, Décio Alves, celebrou a adaptação do filho à escola. “Expectativa muito grande, a escola é muito boa, conceituada. Ficamos felizes em poder continuar nela. Ele se adaptou bem aqui, com a professora”.

A vice-diretora da E.M. Francisco Borges da Fonseca, Dayane Aparecida Alves, destacou que tanto a direção quanto o corpo de professoras (es) já estavam trabalhando na organização para o retorno dos estudantes. “Estamos desde a semana passada em organização com os professores e com expectativas muito boas para desenvolver os projetos da escola”.

Dayane também pontuou a expectativa pelos projetos pedagógicos e pelo “Escola Viva” e o início do ano letivo. “Queremos participar do Programa “Além dos Muros”, do projeto de educação integral, que as famílias já estão aguardando. Hoje, estamos acolhendo e encaminhando as crianças às salas de aula. Assim que forem para as salas já vamos distribuir o kit escolar, no primeiro dia de aula”, destacou.

A professora Ana Cristine Ferreira, que há 23 anos leciona na unidade, ressalta que a cada ano são expectativas novas, diferentes, para o início do ano letivo. “Estamos desde quarta-feira nos organizando para receber as crianças. Todo ano é diferente, as crianças não são iguais, nós não somos iguais. Esse ano temos uma expectativa muito boa com novos investimentos na Educação Infantil que a prefeitura anunciou”.

Volta às aulas - 06/02/2023

Repórter Fernando Dutra/PMC