Guarda Responsável / Castração

Em que consiste a castração
Castração é a retirada cirúrgica dos testículos, no caso dos machos, e dos ovários e útero, no caso das fêmeas, com o objetivo de evitar, de forma permanente, a reprodução do animal.

Requisitos necessários
. O animal deve ter entre 6 meses e 8 anos de idade.
. O munícipe deve ser residente de Contagem
. O munícipe deve ter idade mínima de 18 anos

Quais os animais não podem ser castrados
. Animais com menos de 6 meses ou mais de 8 anos de idade
. Animais braquicefálicos, ou seja, que tem o focinho curto. Esses animais tem maior chance de ter complicações respiratórias durante a castração, e por isso, precisam ser submetidos à cirurgia com anestesia inalatória. Este tipo de anestesia não está disponível na UVZ.
. Raças consideradas braquicefálicas:
Cães: Shih Tzu, Lhasa Apso, Boxer, Bull Dog, Pug, Pequinês, ou qualquer cão com características de focinho semelhantes a estas raças.
Gatos: Persa, ou qualquer gato com características de focinho semelhante a esta raça
. fêmeas que tiveram cio a menos de 20 dias
. fêmeas que tiveram parto a menos de 2 meses

Obs: todos os animais são avaliados por um Médico Veterinário antes de serem submetidos à cirurgia de castração. Se o veterinário constatar qualquer condição que possa colocar em risco a vida do animal e a realização da cirurgia, o tutor do animal será orientado sobre a não realização da cirurgia e o que precisa ser feito.

Como agendar uma castração
O cadastro do animal é feito no site da prefeitura de Contagem, no endereço eletrônico:
http://www.contagem.mg.gov.br/siscat

Taxas e custo da cirugia.
Gratuito.

O que é obrigatório levar no dia da cirurgia do seu animal
. Documento de identificação com foto
. Comprovante de residência
. Macacão cirúrgico ou colar elizabetano (O colar elizabetano parece um “cone” que é colocado na cabeça do animal e impede que ele tenha morda ou lamba os pontos da cirurgia.)

Obs:

. Se a equipe da cirurgia achar que o macacão cirúrgico ou colar elizabetano tem tamanho incompatível com o tamanho do animal, ou seja, estão muito grandes ou pequenos, a cirurgia será agendada para outro dia.
. A pessoa que não levar os documentos necessários irá perder a vaga e deverá fazer um novo agendamento no site da prefeitura.

Quanto tempo demora para ser chamado depois do cadastro no site da prefeitura?
Devido à pandemia, o número de cirurgias foi reduzido para evitar aglomeração. Este tempo está variando de …. a …. meses

O que acontece se eu faltar no dia da cirurgia?
A pessoa que não comparecer com seu animal na data agendada para cirurgia terá seu cadastro bloqueado por 6 meses no site da prefeitura.