PNPICS

Atenção Primária - 11/09/2019, 13:53:16

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS amplia o acesso da população aos serviços e produtos das práticas integrativas e complementares na Rede de Atenção à Saúde, de forma segura, eficaz e com atuação multiprofissional, em conformidade com os princípios e as diretrizes do SUS.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.

Atualmente, o município de Contagem oferece, de forma integral e gratuita, 2 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população: Acupuntura e Lian Gong. Os atendimentos começam na Atenção Primária, principal porta de entrada para o SUS.

Para publicações e fluxos clique aqui.

Quais são as Práticas Integrativas e Complementares?

Abaixo estão listadas as Práticas Integrativas e Complementares oferecidas, por meio SUS-Contagem.

Acupuntura

A acupuntura é uma tecnologia de intervenção em saúde que faz parte dos recursos terapêuticos da medicina tradicional chinesa (MTC) e estimula pontos espalhados por todo o corpo, ao longo dos meridianos, por meio da inserção de finas agulhas filiformes metálicas, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como a prevenção de agravos e doenças. Criada há mais de dois milênios, é um dos tratamentos mais antigos do mundo e pode ser de uso isolado ou integrado com outros recursos terapêuticos da MTC ou com outras formas de cuidado.

Lian Gong

O Lian Gong é uma ginástica terapêutica chinesa que foi criada para tratar e prevenir dores em tendões, músculos, articulações, doenças que se desenvolvem a partir do mau uso do corpo, como as doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho (DORT), além de outros tipos de doenças crônicas. Essa prática visa o alongamento, flexibilidade, reeducação postural, promover a identificação da imagem corporal, necessária ao condicionamento físico global, bem como evitar a atrofia muscular, estimular a coordenação motora e o convívio social.

Atenção Primária - 11/09/2019, 13:53:16