Nutrição

Atenção Primária - 11/09/2019, 13:54:22

Tendo por pressupostos os direitos à saúde e à alimentação adequada e saudável, o município de Contagem conta com uma equipe de nutricionistas que atendem em vários níveis da saúde. Na Atenção Primária tem-se o serviço de nutrição sendo realizado pelos nutricionistas do NASF (Núcleo Ampliado de Apoio à Saúde da Família). Na Atenção Especializada o serviço de nutrição também está presente nos diversos equipamentos do Município como no Centro de Consultas Especializadas (CCE IRIA DINIZ) e Complexo Hospitalar (Hospital Municipal de Contagem e Centro Materno Infantil). Na urgência a nutrição também está presente no SAD (Serviço de Atenção domiciliar) e nas Upa’s do Município

As ações de alimentação e nutrição na esfera da Atenção Primária têm como foco a promoção de práticas alimentares saudáveis e a ampliação da qualidade dos planos de intervenção, no crescimento e desenvolvimento em todas as fases da vida, como apoio e a proteção ao aleitamento materno, a vigilância alimentar e nutricional e o cuidado nutricional em programas de saúde para grupos populacionais específicos (risco nutricional, hipertensos, diabéticos, entre outros).

Ações de intersetorialidade como apoio ao Programa Saúde na Escola (PSE), monitoramento e dispensação de fórmulas alimentares industrializadas aos usuários assistidos em atendimento domiciliar e o acompanhamento das condicionalidades de Saúde do Programa Bolsa Família também são ações inseridas nas atividades do nutricionista.

Considerando o papel da alimentação como fator de proteção ou de risco para ocorrência de grande parte das doenças e das causas de morte atuais, considera-se que a inserção de ações de alimentação e nutrição, integrada às demais ações já garantidas pelo Município de Contagem, poderá ter um importante impacto na saúde de pessoas, famílias e comunidades.

Para publicações e fluxos clique aqui.

Para Solicitação de Fórmulas (exclusivo para Nutricionistas do SUS-Contagem) clique aqui

Para Solicitação de Espessante (exclusivo para Fonoaudiólogos do SUS-Contagem) clique aqui

Atenção Primária - 11/09/2019, 13:54:22