Sistemas e Informação em Saúde

O e-SUS AB é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica (DAB) para reestruturar as informações da Atenção Básica (AB) em nível nacional e municipal, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A Estratégia e-SUS AB faz referência ao processo de informatização qualificada do Sistema Único de Saúde (SUS) em busca de um SUS eletrônico (e-SUS) e tem como objetivo concretizar um novo modelo de gestão de informação que apoie os municípios e os serviços de saúde na gestão efetiva da AB e na qualificação do cuidado dos usuários.

Esse modelo nacional de gestão da informação na AB é definido a partir de diretrizes e requisitos essenciais que orientam e organizam o processo de reestruturação desse sistema de informação, instituindo-se o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), por meio da Portaria GM/MS Nº 1.412, de 10 de julho de 2013, e a Estratégia e-SUS AB para sua operacionalização.

Assim, o Núcleo de Sistemas de Informação em Saúde, reúne, guarda, processa e faculta as informações de todos os dados enviados pelos profissionais de saúde no e-SUS, com o objetivo de desenvolver e proteger a saúde das populações, auxiliando nas tomadas de decisão, no controle e detecção de problemas de saúde endêmicos, na monitorização de progressos e metas pré-estabelecidos e na promoção da equidade e da qualidade dos serviços.

Para publicações e fluxos clique aqui.

SISSAS

O SISSAS é um sistema de gestão de RH desenvolvido pela SAS em parceria com a Diretoria de TI da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo do sistema é substituir as planilhas de RH preenchidas pelas unidades e pelos distritos sanitários enviadas mensalmente à Atenção Básica de Contagem.

SISSAS – SISTEMA DE GESTÃO DE PROFISSIONAIS

Vídeo orientador: SISSAS

Manual SISSAS

Apresentação SISSAS – Treinamento de 07 a 11 de março.

Termo de responsabilidade de uso do SisSAS

e-SUS

O e-SUS é sistema de produção de atendimento, procedimentos e atividades coletivas, e para o lançamento de vacinas das Unidades Básicas de Saúde de Contagem. Neste momento o município esta vivenciando um momento de transição entre sistemas, portanto:

100% das unidades devem lançar as doses de vacinas aplicadas (exceto COVID-19) no e-SUS PEC.

85% das unidades do município devem utilizar o e-SUS para lançamento de produção.

e-SUS PEC

Sistema próprio

Atualmente o município utiliza o sistema VIVVER como sistema de prontuário eletrônico e 15% das unidades de saúde do município utilizam esta funcionalidade.

O sistema também é utilizado para gestão de consultas especializadas, sendo utilizado por todos os setores que realizam a marcação de consulta no município de Contagem.

VIVVER SISTEMAS