Saúde Mental

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Contagem organiza-se nos três níveis de atenção, pautando suas ações de cuidado à pessoa com sofrimento mental nos princípios da Reforma Psiquiátrica e do Movimento da Luta Manicomial, com a oferta de atendimento humanizado, de tratamento em liberdade, de garantia de direitos e construção da autonomia.

Na Atenção Primária são desenvolvidas ações de promoção da saúde mental, prevenção do adoecimento e atendimento dos casos de menor complexidade, através da oferta de serviços desenvolvidos pelas Equipes de Saúde da Família, pelo Consultório na Rua, Equipes de NASF, Centro de Convivência e Ponto Teia.

Temos 8 equipes Intermediárias de Saúde Mental, uma em cada distrito sanitário, que realizam atendimento psicológico, social e psiquiátrico dos casos de maior complexidade, que necessitam de acompanhamento sistematizado.

A rede conta ainda com quatro CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), sendo dois 24 horas voltados para o atendimento de adultos, um para atendimento de crianças e adolescentes e 1 para atendimento das questões relacionadas ao uso abusivo e prejudicial de álcool e outras drogas, também com funcionamento 24 horas. Os CAPS são serviços voltados para o atendimento do sujeito no momento da crise, em que o processo de adoecimento se torna intenso, necessitando de intervenção urgente.

Para publicações e fluxos clique aqui.