Assistência Farmacêutica

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) preconiza o acesso aos medicamentos essenciais com qualidade e segurança, assim como também a promoção do uso racional dos mesmos

A Assistência Farmacêutica de Contagem trabalha no intuito de aprimorar a gestão dos medicamentos no município, reduzindo faltas e perdas, promovendo o acesso e o uso racional aos medicamentos, efetivando seu papel fundamental nos três níveis de atenção a saúde.

O acesso aos medicamentos essenciais é garantido à população do município por meio das Farmácias Distritais, onde o atendimento é individual, universal e de qualidade, sob supervisão de profissionais farmacêuticos, em um modelo que contempla as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para as Farmácias Comunitárias.

Além das farmácias distritais, o município possui quatro farmácias em CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e uma farmácia do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em IST/AIDS.

As ações de Assistência Farmacêutica (AF) devem ir além da garantia de acesso aos medicamentos. Por isso, ao longo das últimas décadas, o farmacêutico vem buscando firmar-se como clínico, integrante da equipe de atenção à saúde. Mantendo seu compromisso com o avanço no serviço da AF, um grupo de farmacêuticos foi capacitado em “Cuidado Farmacêutico” e está realizando atendimentos clínicos em algumas Farmácias Distritais e Unidades Básicas de Saúde.

Para saber onde estão localizadas as farmácias distritais de Contagem clique aqui.

Para ter acesso a relação de medicamentos disponibilizados nas farmácias distritais, formulários, publicações e fluxos clique aqui.