Apresentação

 

O Observatório é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Contagem e consiste em produzir e difundir os dados socioeconômicos junto à sociedade. Nessa perspectiva, ele auxilia na formulação de políticas adequadas aos setores público e privado, os quais poderão tomar decisões a partir de informações concretas que estão disponibilizadas em um centro de conhecimento e difusão de dados socioeconômicos do município. 

O principal objetivo do Observatório é dar suporte à administração pública e aos atores do setor privado diretamente envolvidos na formulação, execução e monitoramento de ações e políticas possibilitando a redução dos riscos envolvidos no processo de análise e de investimentos. 

Essa iniciativa visa identificar, coletar e reunir estes dados de singular importância, porém a verdadeira agregação de valor se dá no trabalho de comparar e contrapor os diferentes conjuntos de dados e produzir nova informação que, contextualizada, seja capaz de prover o entendimento de uma realidade. 

O Observatório Socioeconômico de Contagem foi uma inovação na administração municipal ao sistematizar a produção e divulgação de informações de caráter social e econômico aos gestores públicos e a sociedade em geral, provendo os elementos necessários para que estes possam ter uma visão da realidade do município. 

Sua criação surge como resposta à ausência de um sistema integrado de informações relevantes para elaboração de políticas públicas, permitindo monitorar a evolução, a competitividade e a dinâmica da economia do município. Devido à complexidade de sua organização, os trabalhos do Observatório Socioeconômico se desenvolverão no curto, médio e longo prazo. A produção de estudos e análises irá se basear nas fontes de dados disponíveis dos institutos oficiais de pesquisa dos governos municipal, estadual e federal. 


PARCEIROS