Projeto “Sensações do Outono” aproxima crianças à natureza com atividades lúdicas

Momentos de interação com a natureza entre crianças e familiares marcam o evento “Sensações do Outono”, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Parque São João, que ocorreu no sábado (27/5).

O projeto faz parte de uma proposta pedagógica nomeada “Quintal da Infância”, com a finalidade de promover vivências e experiências para as crianças, envolvendo as quatro estações do ano.

Nesta segunda edição da ação, crianças e famílias interagiram com a natureza por meio de uma mostra de atividades, piquenique e inauguração do projeto “Redes Literárias”, que fomenta a leitura ao ar livre em redes.

A participação familiar é de grande importância para Sara Lacerda, que incentiva a interação do seu filho nos projetos. “Meu filho tinha pavor de animais, agora brinca com os bichinhos, até de horta ele está entendendo. O Cemei muitas vezes nos surpreende com novidades”.

A possibilidade de novas experiências para as crianças é reforçada pela professora de educação básica da escola, Caroline Moreira. “É importante proporcionar vivências sociais e sensoriais, em um espaço de valorização da natureza e das culturas das infâncias”.

“Vemos que a dinâmica contemporânea tem se perdido em relação a isso, as crianças estão cada vez mais enclausuradas em espaços pequenas, limitadas à telas e ambientes com poucos elementos naturais para exploração”, aponta Caroline.

Para a diretora da unidade, Valma Alves, as expectativas são as melhores.  “A criança deve sentir-se valorizada com apresentação das experiências vivenciadas, e que a família compreenda o currículo da Educação Infantil de Contagem, cujo respeito à infância e desenvolvimento em harmonia com a natureza, e o que dela podemos vivenciar, sem destruir, sem acumular”.

O projeto segue para mais duas edições nos meses de julho e setembro, nomeados de “Delícias do inverno” e “Primavera –  Cores e Sons”, respectivamente.

Estagiário Klaucius Ricardo sob supervisão do jornalista Fernando Dutra.