Professora da Funec terá seu curta exibido na 18ª da CineOP

O curta “A ficha caiu” da professora de biologia, Rodneia Nogueira, da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Ressaca, terá seu filme produzido para a Mostra Audiovisual Escolar II (Mave), exibido na décima oitava edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP), que acontecerá entre os dias 21 a 26 de junho.

A educadora participou da segunda Mave, que abordou o tema “Sankofa: revelando negras histórias”, onde observou a importância da temática acerca do relato de histórias, e a representatividade das pessoas negras que contribuíram para a trajetória de Contagem.

“Essa história marcou minha trajetória de mulher preta como um marco da tomada de consciência da minha negritude. Não cresci próxima a mulheres pretas que pudessem me inspirar, então foi preciso a ação do tempo e do contato com elas ao longo da vida”, relata Rodneia.

Para a educadora, ter seu filme exibido em um evento como o CineOp é um momento de grande realização. “Fiquei muito feliz porque acompanho o Cineop há muitos anos, por ser uma mostra de cinema muito respeitada e tem uma categoria voltada para projetos na área da educação e cinema”.

Conheça o CineOP

O CineOP é realizado pela Universo Produção e busca apresentar produções audiovisuais , debates e várias outras atrações. O evento ressalta a importância de abordar a arte cinematográfica como instrumento na conservação da cultura, história e educação.

Durante a edição deste ano, também serão exibidas atrações de literatura, artes visuais, artes cênicas, dança e patrimônio, dando destaque para a música preta brasileira, fomentando reflexões em vista das rápidas mudanças na sociedade e mundo.

Estagiário Klaucius Ricardo sob supervisão do jornalista Fernando Dutra