Prefeitura reforça diálogo com trabalhadores(as) e busca inovações tecnológicas e pedagógicas para educação

A Prefeitura de Contagem tem mantido, como uma prioridade da gestão, o diálogo aberto e constante com toda a comunidade escolar e, em especial, com trabalhadores(as) e dirigentes das unidades de ensino, em busca de melhores condições de trabalho e vivência nos espaços educativos.

Nesse sentido, a prefeita Marília Campos, acompanhada da secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, esteve presente, na manhã desta terça-feira (28/6), na Escola Municipal Professora Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa – CEI Ressaca, no bairro Arvoredo, região do Ressaca, para conversar com educadores(as), estudantes e comunidade.

“Viemos aqui para fortalecer o diálogo, conversar com as crianças, conhecer a estrutura da escola e bater um papo com os nossos educadores. Os desejos e as expectativas são muitas”, afirmou Marília.

A prefeita reiterou os investimentos e valorização da educação em Contagem. “Já fizemos o concurso público, entregamos equipamentos e planejamos ainda mais. Estamos reestruturando todos os programas e estruturas necessárias para viabilizar os projetos. Pretendemos nos reunir com a comunidade no segundo semestre para esclarecer todas as questões e anunciar nossos programas e projetos para a escola e toda Rede Municipal de Ensino”, apontou.

O diretor da unidade, Luiz Ricardo Oliveira, destacou também o diálogo com a administração municipal e com a Secretaria de Educação – Seduc para alcançar as melhorias e demandas da comunidade escolar. “A gente vê que é uma gestão aberta ao diálogo. Temos demandas e acreditamos que vamos, cada dia mais, superar e conquistar muitas coisas dentro da nossa comunidade. Continuar a luta diária da educação, que é constante”, afirmou.

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Educação, prepara novos projetos para a educação do município com inovações pedagógicas, tecnologia, esporte e cultura, como destaca a secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro.

“Estamos com propostas inovadoras para toda a Rede Municipal, para que tenhamos não só as disciplinas curriculares, mas também aulas de dança, de música, teatro, diferentes modalidades de esporte. São altos investimentos na reestruturação da Rede Municipal de Contagem”, destacou Telma.

Dentre as novas propostas de inovação pedagógica, cultural e tecnológica está o Escola Viva, Programa de Educação Integral e Integrada amparadas em cinco pilares: Programa Reintegrar, Tutoria, Cardápio Cultural, Corpo em Movimento e Escola Aberta.

Outra iniciativa é o Programa Roda Viva, com ações culturais nas escolas da cidade, levando inovação em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Além do concurso público já realizado, que nomeou mais de mil novos trabalhadores da educação e da entrega de computadores para professores e tablets para estudantes utilizarem nas escolas, serão instalados kits multimídia em todas as salas de aula e laboratórios móveis de informática para as unidades de ensino.

A Prefeitura busca, também, construir alternativas para que empresas contratadas façam a manutenção das escolas, para troca de lâmpadas ou conserto de encanamento, fazendo com que o cotidiano da escola flua sem interrupções.

Confira a galeria de fotos

Repórter Fernando Dutra

Foto Luci Sallum/PMC