Prefeitura entrega cestas básicas às famílias de todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Educação–Seduc, está realizando a entrega de cestas básicas para todos(as) estudantes da Rede Municipal de Ensino, Rede Parceira e Fundação de Ensino de Contagem-Funec. A ação teve início no dia 3 de dezembro e é importante para auxiliar no atendimento alimentar e nutricional das famílias neste fim de 2021, mais um ano marcado pelas dificuldades decorrentes da pandemia da Covid19.

Serão 65 mil cestas para atender toda a comunidade escolar, distribuídas e retiradas diretamente nas escolas em que os estudantes estão matriculados. O investimento é de R$87,29 por cesta básica, contabilizando um total de, aproximadamente, R$5,7 milhões.

Na Escola Municipal Ivan Diniz Macedo, em Nova Contagem, serão 1.016 cestas básicas distribuídas, contemplando todos(as) estudantes matriculados(as) nos três turnos da unidade. Segunda a diretora Célia da Rocha Caetano, a distribuição foi organizada por turnos. “Fizemos a divulgação nos grupos de WhatsApp e enviamos bilhetes para as famílias pelos estudantes. Além da escola, ainda recebemos 250 cestas para o Anexo (Nathália Teixeira), que atende a educação infantil e é vinculada à nossa unidade”, afirmou Célia.

A aposentada Maria José Alves, 67, apontou a grande ajuda que a cesta básica representa para sua família e sua casa, onde mora com o filho e os três netos, estudantes da E.M. Ivan Diniz. “Essas cestas vêm em boa hora. Nessa época que ainda estamos em epidemia, meu filho só conseguiu um emprego há pouco tempo, então a cesta ajuda muito. É uma boa cesta”, disse.

Jêissica Amélia, 33, também recebeu cestas básicas na escola. Ela é mãe de três estudantes da Rede Municipal e agradeceu pela entrega. “Arroz e feijão são pratos típicos do brasileiro. Ganhando a cesta fica bem mais econômico. Não tendo que comprar o grosso do mantimento sobra pra comprar fruta, verdura, legumes, leite, que não podem faltar. A cesta é ótima”.

As cestas foram adquiridas por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar – Pnae e contém açúcar cristal; arroz tipo agulhinha; café em pó; extrato de tomate simples; farinha de mandioca branca; feijão carioquinha tipo 1; fubá de milho; macarrão espaguete e óleo de soja.

A entrega das cestas básicas ocorrerá durante todo o mês de dezembro de 2021, até que todas as famílias tenham recebido.

Merenda na escola

Desde 27 de outubro a merenda escolar está sendo ofertada e preparada nas próprias instituições, com cardápio variado e seguindo as orientações de nutricionistas.

Em função das determinações sanitárias que permitem a estadia dos (as) estudantes nas escolas por três horas ao dia, optou-se em priorizar a alimentação salgada, composta por arroz, feijão, carne, macarrão, entre outros.

Além disso, conforme determinação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE, não deve ser ofertado açúcar para crianças da educação infantil. Estudantes dos ensinos fundamental e médio recebem um preparo doce até duas vezes por mês. Também são ofertadas hortaliças e frutas.

Dessa forma, respeita-se a legislação e as necessidades nutricionais definidas pelo FNDE são atendidas.

Vale Merenda

O Vale Merenda foi concedido pela Prefeitura para famílias em situação de vulnerabilidade social, afetadas com a suspensão das aulas presenciais em razão da pandemia. Com a oferta de alimentação saudável e completa nas escolas, o vale merenda deixou de ser ofertado.

De janeiro a outubro foram beneficiadas 39.687 famílias ou 56.898 estudantes, num investimento total de mais de R$28 milhões. O valor do benefício era de R$50,00 por estudante, limitado a dois benefícios por família, o equivalente a R$100,00.

Entrega de cestas básicas da Educação

Repórter Fernando Dutra

Foto Luci Sallum/PMC