Prefeitura de Contagem realizará avaliação diagnóstica dos estudantes do Ensino Fundamental como parte do Programa Escola Viva

A Prefeitura de Contagem, através da Secretaria de Educação de Contagem – Seduc, prepara um diagnóstico dos(as) estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino, para auxiliar na formação dos grupos de tutoria, parte inicial do Programa Escola Viva.

A aplicação da avaliação diagnóstica ocorrerá no dia 27 de abril, com questões de alfabetização (2º e 3º anos) e letramento (4º ao 9º ano), com questões interdisciplinares. No dia 28 os(as) estudantes farão a produção textual.

Todo o processo tem por objetivo observar como se desenvolveu a aprendizagem dos(as) estudantes durante o ensino remoto, híbrido e presencial facultativo, durante o período de pandemia nos anos de 2020 e 2021.

Este “mapeamento” dos conhecimentos prévios dos(as) estudantes, resultante do processo diagnóstico, permitem também evidenciar conhecimentos consolidados, em desenvolvimento ou a serem adquiridos, tendo em vista a prática pedagógica que contemple as necessidades de cada educando(a).

As questões estão sendo e escritas por professores(as) da Rede Municipal e na elaboração das questões, as equipes utilizam os descritores (de alfabetização, leitura e dos componentes curriculares) da Matriz de Referência de Contagem.

A organização da avaliação diagnóstica ocorre em parceria da Seduc com a empresa de consultoria Instituto Brasileiro de Gestão Pedagógica – IBGP. Os(as) consultores(as) além de acompanhar os(as) professores(as) na elaboração das questões, também serão responsáveis pela correção das avaliações e das produções textuais e pelo envio dos resultados à Secretaria Municipal de Educação.

Cronograma

O calendário da avaliação diagnóstica contempla o período de divulgação do processo junto à comunidade escolar, no prazo de 11 a 26 de abril. No dia 27 ocorre a aplicação da prova e no dia 28 a produção textual.

De 18 a 20 de abril será o período de divulgação das orientações para aplicação do diagnóstico, envio do “Caderno do(a) Professor(a) Aplicador(a)” e reuniões com as equipes do Ensino Fundamental.

Entre 29 de abril e 2 de maio ocorrerá a devolutiva pelas escolas do Cartão de Respostas e das produções textuais para a Seduc.

Programa Escola Viva

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, lançou em 2022, o “Escola Viva”, Programa de Educação Integral e Integrada, com objetivo de assegurar o acesso, a permanência e a aprendizagem com a oferta de uma educação de qualidade social para crianças, jovens e adultos na Rede Municipal de Contagem.

O Programa “Escola Viva” funcionará nas unidades de ensino com ações, programas e projetos amparadas em cinco pilares: Programa Reintegrar, Tutoria, Cardápio Cultural, Corpo em Movimento e Escola Aberta.

Para mais informações do Programa Escola Viva, acesse: http://www.contagem.mg.gov.br/estudacontagem/escola-viva-tera-acoes-abertas-e-atrativas-para-a-comunidade-escolar-de-forma-integral-e-integrada/

Repórter Fernando Dutra