Merenda de qualidade: Escolas municipais incentivam crianças e estudantes para hábitos alimentares mais saudáveis

A Prefeitura oferece merenda de qualidade para as crianças e estudantes da Rede Municipal de Educação. São ofertadas, diariamente, cerca de 66 mil refeições, o que dá em torno de um milhão e meio por mês.

Com investimentos de em média R$ 30 milhões por ano, os cardápios, criados por uma equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação – Seduc, seguem as diretrizes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

A nutricionista e diretora da Merenda Escolar, Andreia Cecília Braga, explica que a boa alimentação e a nutrição são compromissos da administração municipal. As refeições contêm legumes, verduras e alimentos que são fontes de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais, produzidas para suprir as necessidades nutricionais de crianças e estudantes. “Todo o preparo é feito na unidade escolar e o cardápio é montado pela equipe de nutricionistas da Seduc, de maneira padronizada, seguindo o direcionamento do FNDE”.

Os cardápios também são disponibilizados no início de cada mês no Blog “Estuda Contagem”, onde os (as) interessados (as) podem conferir a lista de refeições.

Em 2022, a Seduc realizou diversas ações de conscientização da comunidade escolar para uma  alimentação mais saudável.

Além de debates e orientações realizados nas escolas municipais, foi desenvolvido o Programa “Crescer Saudável”, parte do Programa Saúde na Escola – PSE da Seduc em parceria com a Secretaria de Saúde.

Outra iniciativa foi a “Horta Universitária”, realizada em parceria com a UNA Contagem, no Cemei Vereador Décio Camargos. O objetivo foi estimular melhores hábitos alimentares e a criação de hortas domésticas pelos (as) estudantes.

Diversas atividades lúdicas também são feitas com as crianças e estudantes da rede municipal para conscientizar sobre a obesidade infantil e fomentar uma alimentação mais saudável.

Estagiário Klaucius Ricardo sob supervisão da jornalista Cristiane Oliveira

Fotos: Janine Moraes/PMC, Elias Ramos/PMC