Horta cultivada na escola promove interação no bairro Tupã

Mais de 200 estudantes participam dos plantios e colheitas.

A Escola Municipal Hilda Nunes dos Santos, na região de Vargem das Flores, é conhecida pelas ações na comunidade do bairro Tupã. A instituição leva projetos para fora das dependências. Um deles é o cultivo de hortaliças. Mais de 200 alunos aprendem como cultivar e colher frutas, legumes e verduras.

Uma vez por semana os estudantes deixam a sala de aula e vão ter conceitos de biologia, ciências e matemática no canteiro da escola. Além da aplicação dessas disciplinas, o projeto, conhecido como “Educando com a Horta” também tem o objetivo de ensinar aos estudantes a importância da alimentação saudável. Cada turma é responsável por um canteiro. São pelo menos 12 variedades de verduras, legumes e frutas. Entre uma explicação e outra, os alunos saboreiam o que é cultivado. “A horta faz a diferença no aprendizado dos estudantes. O trabalho é uma forma de deixarmos o ensinamento mais leve”, informa a diretora Adriani Aparecida Silva.

Após a colheita os estudantes vão para a cantina e aprendem a fazer receitas saudáveis com os alimentos. Tudo que e cultivado é aproveitado.  “Esse projeto é importante no incentivo para as crianças terem uma alimentação saudável e visto também para serem aplicados dentro de nossas casas”, destaca Letícia Ribeiro, técnica em enfermagem.

O projeto tem ajudado os moradores do bairro. Por aqui não existe desperdício. A comunidade também recebe os alimentos. Os pais podem buscar as frutas, verduras e os legumes fresquinhos na escola. Com a doação das verduras e legumes, o cardápio em casa fica mais variado e nutritivo.

Os pais também vão apara a escola e aprendem como preparar os alimentos. Pelo menos duas vezes por semana a filha de Luciane da Costa, aluna do 5º ano, leva pra casa uma sacola com verduras e legumes. “É uma economia. O dinheiro que ia para o sacolão é guardado para comprar uma outra coisa”, comemora Luciane.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Newton de Castro Resende