Estudantes de Contagem têm oportunidade de aprender além dos muros da escola

Estudantes da Rede Municipal de Ensino têm a oportunidade de vivenciar novas experiências “além dos muros da escola”.

A Prefeitura, por meio do Programa “Escola Viva”, criou o Projeto “Além dos Muros”, que visa ampliar os espaços de aprendizagem de crianças e estudantes para além dos espaços tradicionais das escolas de Contagem, explorando atividades culturais, da natureza e outras temáticas importantes na construção de um projeto pedagógico integrado.

No ano passado, foram selecionados 462 projetos das escolas da Rede Municipal de Ensino, que tiveram investimento superior a R$ 3 milhões, sendo R$ 60,00 por estudante.

Um dos projetos contemplados no “Além dos Muros” foi o “Conhecendo um Espaço Natural”, da E.M. Jenny de Andrade, no Industrial, que permitiu aos estudantes interagir com diferentes ambientes da cidade.

Os estudantes visitaram o parque Ecológico Eldorado, em novembro, e exploraram a natureza local, além de aproveitarem os brinquedos de escalada e escorregador no parque.

Para a diretora da E.M. Jenny Andrade, Marte de Oliveira, a experiência é importante para o processo de aprendizado dos (as) educandos (as). “Realizar essas atividades com temáticas relevantes para as crianças, tem sido de grande valia. Nós já fomos em Inhotim (em Brumadinho/MG) e os (as) meninos (as) adoraram. E, hoje, estamos aqui no parque Ecológico, para dar a eles (as  a possibilidade de sair e ter o conhecimento e a vivência em um espaço fora da escola”.

O estudante do 2º ano, Pedro Antônio Rosa, destacou a alegria da experiência. “Eu gostei muito de vir aqui no parque e brincar, além de tocar nas plantas e árvores que tem aqui”.

Escola Viva

O Programa “Escola Viva” é um projeto criado pela Secretaria de Educação – Seduc, com a finalidade de garantir o alcance dos(as) estudantes da Rede Municipal município, a uma educação de qualidade, integrada e tecnológica.

A ação funciona nas escolas com projetos ligados a cinco pilares: Escola Aberta, Cardápio Cultural, Tutoria, Programa Reintegrar e Corpo em Movimento.

Estagiário Klaucius Ricardo sob supervisão da jornalista Cristiane Oliveira

Foto de capa: Luci Sallum/PMC