Escola Viva terá ações abertas e atrativas para a comunidade escolar de forma integral e integrada

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, lançou em 2022, o “Escola Viva”, Programa de Educação Integral e Integrada, com objetivo de assegurar o acesso, a permanência e a aprendizagem com a oferta de uma educação de qualidade social para crianças, jovens e adultos na Rede Municipal de Contagem.

O Programa “Escola Viva” funcionará nas unidades de ensino com ações, programas e projetos amparadas em cinco pilares: Programa Reintegrar, Tutoria, Cardápio Cultural, Corpo em Movimento e Escola Aberta.

Programa Reintegrar atuará na perspectiva intersetorial de combate à evasão escolar com a implementação de dois articuladores de território por regional, com a busca ativa escolar e acionamento da rede de proteção social para a garantia da permanência dos(as) estudantes na escola. Essa ação será permanente ao longo de todo o ano.

Tutoria ocorrerá após um amplo diagnóstico da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental. A partir dos resultados deste diagnóstico serão organizados agrupamentos de estudantes para acompanhamento pedagógico por professores tutores, no contraturno escolar, duas vezes por semana e três horas por dia. Ainda, será ofertada formação para os tutores que atuarão no regime de flexibilização. A estimativa é atender cinco mil estudantes, ante um universo de mais de 40 mil matriculados na Rede Municipal de Ensino. Serão 150 professores flexibilizados e 170 oficineiros. A frequência da Tutoria será de duas vezes por semana, com duração de três horas por dia.

Cardápio Cultural, considerando a perspectiva da Educação Integral e Integrada, ampliará a jornada educativa com oferta de atividades complementares no contraturno escolar, nas áreas de arte e cultura, nas quais serão trabalhadas iniciativas como harmonia, música, artes cênicas, artes visuais, leitura e literatura, educação pelo tambor, patrimonial e ambiental. As atividades devem ocorrer uma ou duas vezes por semana.

As ações do Corpo em Movimento buscarão ampliar a jornada educativa com oferta de atividades nas áreas de esporte e lazer, tais como ginástica, capoeira, artes marciais, esportes, jogos e brincadeiras. As atividades também devem ocorrer uma ou duas vezes por semana.

Escola Aberta buscará ofertar atividades comunitárias nos fins de semana (sábados e/ou domingos) nas áreas de arte, cultura, esporte e lazer aos finais de semana.

Outra perspectiva do Programa Escola Viva é o Currículo em Movimento, que atuará nos eixos dos Direitos Humanos, Identidade e Diversidade Cultural, Direito à Cidade, Vida Saudável, Tecnologia e Comunicação.

Desta forma, pretende-se reforçar o compromisso da Prefeitura de Contagem com a Educação e enfrentar os desafios da retomada do ensino presencial, considerando os impactos do contexto pandêmico e ampliar tempos, espaços e estratégias educativas contribuindo para a redução da evasão, reprovação e distorção idade/ciclo escolar.

Repórter Fernando Dutra