Escola Viva: Prefeitura lança programa para fortalecer ensino integral, integrado e tecnológico nas escolas

Cerca de 5 mil estudantes já serão atendidos a partir de segunda-feira (15/8)

Dentro das comemorações de aniversário de 111 de Contagem, a Prefeitura de Contagem lançou, nesta quinta-feira (11/8), no Espaço do Encontro, o “Escola Viva”, um amplo programa educacional para a cidade que propõe atender estudantes da Rede Municipal de Ensino, no contraturno escolar, com atividades pautadas por uma educação integral, integrada e tecnológica.

A prefeita Marília Campos destacou a “robustez” do programa, que é um presente para a cidade e conta com a integração de diferentes secretarias do município. “Se a gente quer discutir um projeto de país, estado ou município, sem dúvida nenhuma temos que investir na educação. A geração de hoje exige uma atividade educacional diferente. Ou seja, com novas práticas. Por isso, estamos apresentando o ‘Escola Viva’, como uma mudança de paradigma para garantir uma educação integrada e integral”.

Até 2023, serão investidos mais R$ 30 milhões para a execução do programa que prevê atividades de arte, esporte, lazer e cultura, além de atender estudantes com a recomposição da aprendizagem, já que foi realizado um diagnóstico em toda rede de ensino e identificou-se os impactos que a pandemia causou no ensino.

A secretária de Educação, Telma Fernandes, destaca que o projeto é um sonho sendo realizado. “O programa segue uma diretriz de governo, porque assume todas as coisas que são realizadas. Com a pandemia tivemos que nos reinventar. A partir daí realizamos um diagnóstico nas escolas e começamos a repensar um novo modelo, que vise a integralidade dos sujeitos”.

A diretora da Escola Municipal René Chateaubriand Domingues, Sônia Alves Doeting, destacou que é uma proposta excepcional que tem tudo para dar certo. “Vai ao encontro do que as escolas precisam, de resgate das crianças. São muitos projetos que as escolas vão se beneficiar. Já estou de olho no ‘Trilha da Alfabetização’, quero levá-la para a escola”, destacou.

Para o diretor da Escola Municipal Professora Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa – CEI Ressaca, Luiz Ricardo Oliveira, o diálogo entre a Prefeitura e as escolas é essencial para a formatação e execução do programa. “Esse projeto vai trazer novas oportunidades que fazem total diferença na vida da comunidade escolar de Contagem. Uma gestão democrática faz total diferença nesse processo de diálogo, na escuta das necessidades e demandas que a comunidade tem”.

Na cerimônia de lançamento do programa foi assinado o decreto municipal que institui a Comissão Executiva do “Escola Viva”, com representantes das secretarias de Educação, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude, Direitos Humanos e Cidadania, Planejamento, Orçamento e Gestão, Administração e Cultura.

Ao fim do evento houve apresentação de 20 crianças do Educarte Lucas Braga, localizado no bairro Funcionários, com o Bloco de Percussão de ritmos afro-brasileiros, coordenado por Adriana Haddad e com a percussionista Faby Pansica.

Participaram do lançamento, diretores, vice-diretores e professores da Rede Municipal de Ensino. Também estiveram presentes representantes de diversas secretarias, confirmando o caráter de integração e envolvimento de todo o governo municipal no programa.

Projetos

A partir de 15 de agosto, 5 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino já começam o atendimento no “Escola Viva”. A Prefeitura pretende atender cerca de 24 mil contagenses até o fim de 2024.

Nesse primeiro momento será feito o atendimento nas “Tutorias” e no Projeto “Primeiros Passes”. Outras ações previstas no programa são a “Trilha da Alfabetização”; “Jornada Ampliada Completa”; “Cardápio Cultural”; “Corpo em Movimento” e “Tecnologia e Comunicação”.

Ainda, estão previstas iniciativas como a “Trupe do Saber”; “Escola Aberta”; “Escola Conectada” e Programa “Reintegrar”, além de processos formativos para professores, investimentos na contratação de profissionais, ampliação de jornada de trabalho e materialidade para os projetos.

Todas as ações do Programa “Escola Viva” estão pautadas no Programa de “Educação Integral e Integrado de Contagem”, criado pela Lei nº 4.335, de 12 de abril de 2010.

Lançamento do Programa Escola Viva - 11/08/2022

Repórter Fernando Dutra/PMC