Contagem tem volta às aulas com investimentos para educação

Na manhã desta terça-feira (15/2),  a prefeita Marília Campos visitou unidades educacionais do município, a fim de conversar com estudantes e educadores e acompanhar como está ocorrendo a volta às aulas presenciais. Acompanhada da secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, a chefe do Executivo aproveitou para anunciar diversas novidades, que vão desde a formação de professores, entrega de uniformes escolares e laboratórios de informática até programas para o contraturno escolar, com atividades de cultura, esporte e lazer.

A prefeita destacou a necessidade das crianças se vacinarem contra a Covid-19 e do apoio do Poder Público Municipal aos servidores. “A vacina é muito importante para proteger nossos estudantes e familiares, temos reforçado essa mensagem para pais, mães e responsáveis. Também reforçamos nosso compromisso com os servidores municipais, com valorização, realização de concurso público e apoio à formação”, afirmou.

Além disso, ela anunciou algumas novidades, como o café da manhã nas escolas, para além da merenda escolar. “É muito melhor aprender de barriga cheia. A escola é um espaço de convivência e teremos muitos desafios pela frente. Vamos enfrentar todos”, disse Marília.

A secretária Telma apontou o apoio da Seduc às escolas e aos educadores com o lançamento do Programa Escola Viva, que inclui formação para os docentes. Nesta terça-feira (15/2) terá início o processo de formação em parceria com Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, no Programa de Aperfeiçoamento Docente – PAD Contagem.

Telma também destacou a entrega de laboratórios móveis de informática para as escolas. “Serão 10 mil tablets para as unidades. Eles vão auxiliar professores e professoras e contribuir nas pesquisas, projetos e aprendizagem em sala de aula”, destacou.

Escola Municipal Joaquim Teixeira Camargos

Na E. M. Joaquim Teixeira Camargos, no bairro Água Branca, o diretor Felipe Augusto Cassim apontou como principal desafio nesta retomada das aulas presenciais, fazer com que os estudantes “se sintam pertencentes” à escola. “Sentíamos falta desse calor humano”, disse.

Para a professora referência Maria Cristina, o retorno à escola está sendo um “prazer”. “Os maiores desafios já aconteceram. O que vivemos nesses dois anos afastados foi realmente difícil”.

A unidade possui 800 estudantes matriculados nos três turnos, manhã, tarde e noite. Na escola estão sendo entregues alguns uniformes remanescentes para os estudantes. A Prefeitura anunciou que serão feitas novas aquisições para atender toda a Rede Municipal de Ensino.

Cemei Oitis

No Centro Municipal de Educação Infantil – Cemei Oitis, a diretora Cintia Carina apontou a grande demanda da comunidade por vagas na unidade. “Temos uma fila de espera grande para atender crianças de 2 e 3 anos”.

Foi confirmada pela administração a ampliação no atendimento da Educação Infantil do município, com a construção de novas unidades e novas salas de aula. Além disso, será oferecido para todos os estudantes da rede o desjejum e almoço para o turno da manhã e o lanche e jantar para estudantes e crianças do turno da tarde.

Escola Municipal Prefeito Luiz da Cunha

A diretora da E. M. Prefeito Luiz da Cunha, Kelly Cristina Pereira, afirmou que o grande desafio de seu primeiro mandato como diretora será lidar com os estudantes após o afastamento da escola. “É desafiador. Recebemos a todos com muita alegria, foi um momento muito esperado. Agora temos o desafio de lidar com esses estudantes no ‘pós-pandemia’, tanto no quesito da convivência, quanto do aprendizado”, disse.

A unidade atende 650 estudantes do 1º ao 9º ano, nos turnos da manhã e tarde, sendo 40 deles estudantes de inclusão com deficiências diversas. A prefeita Marília ressaltou a presença das Monitoras de Apoio à Inclusão nas salas de aula. “Escola é um ambiente de inclusão, ninguém fica para trás”.

Escola Viva

O Programa Escola Viva é uma iniciativa da Seduc que prevê a ampliação de jornada com mais acesso à cultura, arte, esporte e lazer integradas.

O intuito é promover projetos e ações articuladas para assegurar o acesso, a permanência e a aprendizagem com a oferta de uma educação de qualidade social para crianças, jovens e adultos na Rede Municipal de Contagem, atuando em quatro frentes: cardápio cultural, corpo em movimento, monitoria (apoio pedagógico) e escola aberta.

Desta forma, pretende-se enfrentar os desafios da retomada do ensino presencial considerando os impactos do contexto pandêmico e ampliar tempos, espaços e estratégias educativas contribuindo para a redução da evasão, reprovação e distorção idade/ciclo escolar.

Uniformes

Os uniformes escolares serão entregues para todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Contagem. Algumas escolas ainda possuem unidades remanescentes de 2021.

No ano passado a Prefeitura adquiriu quase 40 mil kits de peças de uniforme para atender à demanda da Rede Municipal, contemplando a Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos – EJA.

O investimento total nos uniformes foi de, aproximadamente, R$ 4 milhões.

Monitores de Inclusão

Já estão atuando nas salas de aula os Monitores de Apoio à Inclusão. São 480 trabalhadores e trabalhadoras para atender a demanda de 1.200 crianças e estudantes com deficiência cadastrados na Prefeitura Municipal.

Confira as fotos, clicando nos links abaixo:

Cemei Oitis

Volta às aulas na CEMEI Oitiz - 15/02/2022