Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Semas promove plantio de ipês na Praça Santa Maria

O evento marcou o encerramento da Semana Florestal com diversas ações de conscientização pela cidade

Geraldo Tadeu

Foram plantadas três mudas de ipê branco doadas pela Fundação Municipal de Parques e Áreas Verdes de Contagem (Conparq)

A Semana Florestal, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), pela passagem do Dia da Árvore, foi encerrada nesse domingo (24) com a distribuição de mudas e o plantio de Ipês Brancos na Praça Santa Maria, no bairro do mesmo nome, na Regional Industrial. O evento foi uma parceria da Semas com lideranças comunitárias e comerciantes da região. 

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, professor Wagner Donato, destacou o trabalho que foi desenvolvido ao longo da Semana Florestal,  em que a Semas promoveu o plantio de muitas árvores dentro do projeto “Cidade Verde” -  que visa o plantar 100 mil árvores até o final de 2020. “Foram dias repletos de atividades por toda a cidade, onde nós, além do plantio, aproveitamos para fazer a conscientização das pessoas com relação a necessidade da preservação ambiental”, disse Donato. 

O líder comunitário André Resende, um dos parceiros do evento, destacou a importância da ação para a região. “Esse momento de educação ambiental é importante, pois traz para as crianças e para a comunidade a necessidade da preservação e do cuidado com o meio ambiente”, disse. 

O aposentado Geraldo Nunes, morador do bairro Santa Maria, levou para casa uma das mudas de plantas ornamentais que estavam sendo distribuídas, ele falou do seu amor pela natureza e destacou a ação de plantio na praça. “Tem que haver o plantio mesmo, pois as pessoas estão acabando com as matas que existem, temos que plantar e conservar”, comentou.  

O evento contou também com o apoio da empresa Economy de proteção veicular e da Espaço Rodrigues Diniz que disponibilizaram a infraestrutura para as crianças durante a rua de lazer. O servidor da Fundação de Cultura de Contagem (Fundac), Geraldo Amâncio, também esteve presente promovendo apresentações para as crianças utilizando materias recicláveis.  

Parceria 

 A estudante de engenharia ambiental e sanitária do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Ana Luiza Fadel, moradora do bairro Santa Maria, destacou a parceria da Liga Sustentar, da qual faz parte, com a Diretoria de Planejamento Ambiental da Semas, por intermédio do diretor Eric Machado. “Nossa parceria se dá por meio de ações que acontecem aqui na cidade como no projeto Contagem das Nascentes”, disse. Ana aproveitou para convidar os presentes para o 2º Simpósio de Engenharia e Empreendedorismo Ambiental com cursos de extensão gratuitos. Para se inscrever clique aqui.  

   

REPÓRTER: Daniel Paiva   FOTO CRÉDITO: Geraldo Tadeu   

PUBLICAÇÃO: 25/09/2017 18:21:36

Plantio de Árvores no Bairro Santa Maria