Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Feira do Amazonas comemora 57º aniversário no dia 8/10

Oriundas de Contagem e de diversas cidades da região, cerca de cinco mil pessoas visitam a feira aos domingos

Luiz Henrique Grossi

A feira passou por diversas transformações ao longo dos anos

A Feira de Artesanato do Amazonas, registrada como Patrimônio Cultural Imaterial de Contagem, comemora no próximo dia 8 de outubro seu 57º aniversário. A feira, que atrai cerca de 5 mil visitantes todos os domingos, tem sua economia movimentada por seiscentos expositores devidamente cadastrados. Na ocasião especial, os visitantes e feirantes serão agraciados com apresentações teatrais e encontro de carros antigos da equipe Confraria da Ferrugem. O horário de funcionamento vai das 6h às 15h na avenida Alvarenga Peixoto, no bairro Amazonas.

A origem da feira se deu por causa de pequenos produtores hortifrutigranjeiros que se juntaram, na região, para comercializar seus produtos na década de 60. Após modificações,  a feira possui setores de hortifruti, alimentação, vestuário, bijuterias, calçados e bolsas, decoração e diversos.

Para o administrador da Regional Industrial, Aguinaldo da Costa, ir à feira aos domingos já é uma tradição. “Algumas pessoas falam que a presença é quase que obrigatória na feira. O ambiente é  acolhedor e virou um hábito na vida para muitos”, disse.

De acordo com o gerente da Feira do Amazonas, Luiz Carlos de Araújo, o local também é procurado por  visitantes de outros municípios. “Os moradores de Contagem são frequentadores assíduos, porém, recebemos visitantes das cidades de Esmeraldas, Betim, Ibirité, Sarzedo, Belo Horizonte e de várias outras regiões", relata.

O artesão, Carlos Garciano dos Santos,  58 anos, falou sobre as transformações que o lugar sofreu ao longo dos anos. “Sou feirante há 40 anos, e desde menino, eu já gostava do ambiente. A nossa feira passou por várias transformações e precisa de apoio para valorizar os expositores que realmente são da região”, relata.

   

REPÓRTER: Anderson Pena    FOTO CRÉDITO: Luiz Henrique Grossi    

PUBLICAÇÃO: 03/10/2017 19:14:19