Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Projeto propõe alinhamento de estratégias em área metropolitana

Contagem assinou o termo de cooperação técnica com outras cidades da RMBH

Túlio Andrade

A iniciativa apoiará as regiões metropolitanas a compreenderem o potencial da natureza

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), participou na segunda-feira (6), na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, da Ação Integrada pela Biodiversidade (Interact-Bio). O projeto, que atua em âmbito mundial e é implementado pelos governos locais pela Sustentabilidade (Iclei), propõe que as regiões metropolitanas alinhem seu planejamento com a Estratégia e Plano de Ação Nacional para a Biodiversidade (Epanb), que são exigidas pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).

O Interact-Bio é um projeto de quatro anos elaborado para melhorar a utilização e a gestão dos recursos naturais em cidades de rápido crescimento e nas regiões que as cercam. A iniciativa tem como objetivo proporcionar às populações urbanas, em expansão, soluções baseadas na natureza e mostrar seus benefícios a longo prazo.

Representando Contagem, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, professor Wagner Donato, compôs a mesa. Na oportunidade, ele exaltou a importância do trabalho feito em conjunto. “Essa ação integrada pela biodiversidade, nessa parceria importante com o Iclei, necessita ser um incentivo a ações de todos os governos municipais da região metropolitana. Vivemos um momento em que é muito necessário o resgate da credibilidade dos agentes políticos e gestores públicos, onde a maioria das pessoas perdeu a crença no que é proposto a partir do governo. Só vamos conseguir esse resgate por meio de um trabalho sério, responsável e feito em parceria. Em nome de Contagem, quero dizer que estamos prontos para dar a nossa contribuição, sempre atuando em parceria com as cidades da região metropolitana”, disse. No ato, o secretário assinou termo de cooperação técnica do projeto Interact-Bio.

Projeto 

O projeto Interact-Bio é implementado atualmente no Brasil, na Índia e na Tanzânia e tem duração de quatro anos. A iniciativa apoiará as regiões metropolitanas a compreenderem o potencial da natureza, principalmente em relação ao fornecimento de serviços essenciais para o dia a dia das cidades e, ao mesmo tempo, a melhorarem a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, gerando novas ou melhores oportunidades econômicas. 

   

REPÓRTER: Túlio Andrade   FOTO CRÉDITO: Túlio Andrade   

PUBLICAÇÃO: 07/11/2017 15:37:31