Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

"Contagem é a caixa dágua da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Secretário de Meio Ambiente destaca importância do município em evento para celebrar Dia Mundial da Água

Túlio Andrade e Júlio Cézar

Motoristas foram abordados em blitz para conscientização ambiental

“Contagem funciona como uma espécie de caixa dágua da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Se falharmos aqui haverá reflexo em várias cidades e na vida de muita gente. Nossa missão é promover o crescimento sustentável e a formação de pessoas com consciência ecológica é parte indissociável deste processo”. A ressalva foi feita pelo secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Wagner Donado, no 1º Seminário de Meio Ambiente, aberto nesta quinta-feira (23), na Câmara de Vereadores.

O evento segue na sexta (24), como parte das comemorações pelo Dia Mundial da Água (22 de março). A entrada é franca. Ao final haverá emissão de certificado aos participantes. O diretor de planejamento ambiental da Secretaria, Eric Machado, idealizador do seminário, aponta os objetivos. “Mais do que uma mera comemoração pelo Dia Mundial da Água, que por si só já é muito importante, queremos informar nossas ações, trocar ideias com a sociedade e formar uma massa crítica que nos ajude a cuidar do meio ambiente.”

O primeiro dia teve casa cheia, com a presença de autoridades, representantes de associações de moradores e empresários. No segundo dia haverá palestras com Mariana Licéia (mestre em literatura e fundadora da ONG Proteger), Eric Machado (que também coordena a ONG Proteger), Luciane Mitraud Carvalho (arquiteta e técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Contagem), Floriana Gaspar (arquiteta, urbanista e mestre em geografia), Nilma de souza Pena (geógrafa e educadora ambiental) e Rodrigo Ádamo (geógrafo).

before

Wagner Donato (no meio) participa do plantio de mudas no parque

 Dentro do cronograma de atividades comemorativas, a secretaria cadastrou duas nascentes no Parque Municipal Gentil Diniz, dando continuidade ao projeto Contagem nas Nascentes. Também houve plantio de árvores. “Esgoto era despejado nestas nascentes, que estavam condenadas. Conseguimos recuperá-las e, agora, faremos o monitoramento, além do plantio de árvores de espécies nativas nas margens, recuperando a vegetação ciliar”, informa Machado.

Blitz

Na avenida Prefeito Gil Diniz, em frente à praça da Jabuticaba, a equipe da Educação Ambiental organizou uma blitz educativa na quarta-feira (22). Foi feita uma campanha de conscientização com motoristas e pedestres sobre preservação ambiental, com distribuição de folhetos, saquinhos de lixo para o carro e mudas de pitanga, jabuticaba, oiti, ingá do serrado, manga e amora.

O educador ambiental Leonardo Ziviani, um dos coordenadores, comemorou o sucesso da blitz. “Houve uma boa aceitação e participação do público. Ao longo do ano vamos fazer mais movimentos como esse”.

   

REPÓRTER: Túlio Andrade   FOTO CRÉDITO: Túlio Andrade e Júlio Cézar    

PUBLICAÇÃO: 23/03/2017 14:02:29