Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Propostas formalizadas para o Plano Diretor foram entregues à prefeitura

Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) discutirá as propostas e irá encaminhar para aprovação da Câmara Municipal

Cassio Matias

O caderno com as propostas foi entregue ao presidente do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur)

Nesse dia 5 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) entregou à Prefeitura de Contagem os cadernos com as propostas para o Plano Diretor, formalizadas nas pré-conferências que foram realizadas no mês de abril. Divididas por regionais, a população foi convidada a identificar problemas e propor soluções, que nortearão a construção do plano.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Wagner Donato, “foi uma grande responsabilidade tomar a frente das pré-conferências. Essas propostas foram passadas, oficialmente, ao prefeito, que as encaminhou ao Conselho Municipal de Política Urbana (Compur) para que eles elaborem a proposta de Plano Diretor que será votada pela Câmara Municipal. É de suma importância que a administração ouça a população pois, afinal, é quem sabe os problemas que ocorrem em sua região. Foram quase mil pessoas envolvidas na elaboração dessas propostas. Nós da Semas estamos orgulhosos por poder auxiliar o prefeito a definir nossas diretrizes”, disse Donato. 

Em seu discurso, o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, José Roberto Garbazza, destacou que é determinação do prefeito Alex de Freitas ouvir a população. “Precisamos trazer o povo para a discussão. Estamos capturando a vontade popular para que as decisões não sejam tomadas de cima para baixo”, enfatizou. 

Igor Tameirão, presidente  do Instituto de Planejamento Urbano  de Contagem (Ipucon) e do Compur recebeu o caderno de propostas e destacou que “o compromisso é fazer um plano que respire com a cidade. Um plano moderno, sustentável e eficiente, que pense a cidade para daqui a 30 anos.”

before

A importância da participação popular foi destacada

 Já Sérgio Mendes, chefe de gabinete do prefeito, e que esteve representando Alex de Freitas, disse que “a determinação do prefeito é desenvolver um modelo político participativo, ouvindo a sociedade para que, juntos, construir soluções para a cidade. Atualmente, as pessoas estão se orgulhando de morar em Contagem, que deixou de ser um subúrbio de Belo Horizonte. Esse é um governo compromissado com a cidade.”

Ao final, Igor Tameirão retomou a palavra e declarou aberto o processo de elaboração do Plano Diretor. Ele destacou que ainda há tempo para que a sociedade colabore enviando propostas. Completaram a mesa, o gestor da Semas, Marcos Botelho, e a senhora Nice Alves, representando os delegados que foram eleitos durantes as pré-conferências.

 Os documentos completos, assim como as atas das reuniões, estão disponíveis para consulta através do Link. (Clique Aqui) 

Demandas

Diversas foram as demandas da sociedade durante as pré-conferências. Os assuntos mais lembrados e solicitados dizem respeito à saúde, educação, segurança, transporte e saneamento. Cada regional da cidade tem suas peculiaridades, contudo, no contexto geral, o que se viu na construção das propostas para o Plano Diretor foram questões que atendem Contagem como um todo. 

   

REPÓRTER: Túlio Andrade   FOTO CRÉDITO: Cassio Matias   

PUBLICAÇÃO: 05/06/2017 18:17:48