Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Secretários de meio ambiente promovem encontro em Ouro Preto

Expectativa do grupo é criar uma representação regional da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente

Túlio Andrade

O secretário de Meio Ambiente, Wagner Donato, representou Contagem no evento

Nessa quinta-feira (26), Ouro Preto sediou o Encontro de Secretários Municipais de Meio Ambiente de Minas Gerais. O evento é o primeiro passo para a formalização e estruturação da representação regional da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), entidade que reúne todos os secretários municipais de meio ambiente do país.

Incluído na programação do I Seminário de Gestão Ambiental Local, o encontro teve a presença do presidente Nacional da Anamma e também Secretário de Meio Ambiente de Campinas, Rogério Menezes, que falou sobre os objetivos do encontro. “A intenção é reunir os órgãos municipais de meio ambiente, discutir as estratégias para o seu crescimento e consolidar a Anamma também nesse estado. Não há como fazer movimento algum no país sem a participação de Minas Gerais. É o Estado que tem o maior número de municípios e sintetiza boa parte dos desafios nacionais em várias áreas, e que foi durante muito tempo líder e vanguardista de muitas políticas públicas, de recursos hídricos e de gestão ambiental”, disse. 

Representando Contagem, o secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e também membro da diretoria nacional da Anamma, Wagner Donato, destacou a importância da participação no encontro. “É o primeiro passo que damos para estruturarmos uma representação da Anamma em Minas Gerais, e isso é muito importante, pois é um órgão que tem representatividade, um órgão que tem acesso e força junto ao governo federal. Isso facilita as coisas para resolvermos as nossas demandas locais”, ponderou. 

O próximo passo é eleger a diretoria da Anamma Minas Gerais. Para isso, os secretários de meio ambiente dos municípios mineiros vão se reunir para criar um grupo que vai organizar o encontro estadual dos gestores de meio ambiente no âmbito de Minas Gerais, encontro previsto para o primeiro semestre do próximo ano.  

   

REPÓRTER: Túlio Andrade   FOTO CRÉDITO: Túlio Andrade   

PUBLICAÇÃO: 27/10/2017 14:28:19