Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Prefeito parabeniza Secretaria de Meio Ambiente por prêmio estadual

Alex de Freitas fez questão de ressaltar o excelente trabalho desenvolvido pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente

Cassio Matias

Alex de Freitas recebeu o secretário de Meio Ambiente, Wagner Donato, e o gestor do projeto Contagem das Nascentes, Eric Machado

O Prefeito Alex de Freitas recebeu nesta terça-feira (6) o Secretário de Meio Ambiente, professor Wagner Donato, e o diretor de Planejamento Ambiental, Eric Machado. Na ocasião, o prefeito parabenizou a Secretaria Municipal e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) por ter sido vencedora do 1º Prêmio de Boas Práticas “Salve o Rio São Francisco”, concedido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Contagem ficou com o primeiro lugar na categoria “Poder Público”, concorrendo com outras 19 cidades.

O projeto merecedor da honraria foi o “Contagem das Nascentes”, que pretende mapear todas as nascentes do município e conta com uma equipe de profissionais das mais diversas áreas. “Temos biólogo, engenheiro ambiental, historiador, fiscais e técnicos em recuperação de nascentes e áreas alagadas”, explica Eric machado, gestor do projeto. “Fazemos a identificação e o cadastramento das nascentes. Dessa forma, podemos nos organizar para monitora-las, fiscaliza-las e, eventualmente, recupera-las. Mas não só isso. Esperamos, a partir dos dados coletados, fazer um planejamento de educação ambiental, para que a própria população nos ajude na preservação dessas áreas”, completa Eric.

Contagem é o primeiro município do Estado a fazer esse tipo de mapeamento. Até o final de 2020, será revisada toda a malha hidrográfica, usando não somente georreferenciamento por satélite, mas também um trabalho de campo, que é essencial para o sucesso do projeto, já que várias nascentes só são visíveis in loco.

O prefeito Alex de Freitas destacou que esse tipo de premiação é um reconhecimento das ações que o governo está fazendo para a recuperação e preservação do meio ambiente na cidade. “É fantástica essa premiação. Desde que assumimos, a secretaria sob o comando do professor Wagner tem toda a autonomia para tocar esses projetos que sonhávamos na construção do plano de governo. Contagem tinha uma deficiência na questão ambiental e na estrutura da Secretaria de Meio Ambiente que estamos combatendo”, disse.  

O prefeito ainda fez questão de parabenizar os profissionais que trabalham no projeto. “Essa premiação é um elemento que nos deixa mais empolgados. Quero deixar meus parabéns aos técnicos da secretaria que se dedicaram e se dedicam tanto. Vamos seguir dando condições de trabalho para que a cidade possa receber mais prêmios, pois quem ganha é o cidadão. Nosso governo passa necessariamente pela questão ambiental. Vamos deixar números muito positivos comparados ao que encontramos”, completou Alex de Freitas.

Já o professor Wagner Donato destacou o esforço da secretaria para atingir o objetivo de ser uma das cidades mais verdes do Brasil. “Esse é mais um projeto, entre tantos outros que temos, que seguem a orientação do prefeito Alex no sentido de ter uma Contagem cada vez mais verde e sustentável. É mais uma demonstração de que a Semas não se preocupa só com licenciamentos ambientais para empreendimentos, o que é uma tarefa muito importante, mas também está empenhada em recuperar e preservar a natureza em nosso município”, enfatizou. 

Prêmio

A organização do 1º Prêmio de Boas Práticas “Salve o Rio São Francisco” é uma iniciativa do Sistema Estadual do Meio Ambiente, com participação efetiva do Igam, como o intuito de trabalhar a sensibilização dos usuários no que diz respeito aos recursos hídricos na bacia do São Francisco. Concorreram pessoas físicas e jurídicas, empreendedores, instituições privadas e públicas e ONGs que executam ou tenham executado práticas ou projetos de autoria própria, nos municípios de Minas Gerais localizados na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, e que possuíam regularização ambiental. 

Quatro categorias foram premiadas: melhor projeto ou prática de cidadão ou grupo de cidadãos ou organização da sociedade civil - pessoa física ou jurídica; prática de órgão público; prática de empresa - pessoa jurídica; e prática de agropecuária - pessoa jurídica.

   

REPÓRTER: Túlio Andrade   FOTO CRÉDITO: Cassio Matias   

PUBLICAÇÃO: 06/02/2018 14:58:52