Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Iniciado curso de capacitação para preservação ambiental

Grupo de Mobilização e Educação Ambiental da APA Vargem das Flores dará o treinamento até o fim de agosto

Túlio Andrade

Secretário Wagner Donato esteve presente na primeira aula e falou da importância da APA

Sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, das unidades de conservação e dos biomas, despertando a necessidade de mudanças de atitude quanto ao uso da água e consumo consciente. Esses foram os objetivos da primeira reunião do Curso de Capacitação APA Vargem das Flores, na última segunda-feira (8), no parque Gentil Diniz.

O evento foi promovido pelo Grupo de Mobilização e Educação Ambiental da APA Vargem das Flores, que além da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) inclui representantes da Copasa e Instituto Estadual de Florestas (IEF). O evento também teve a presença da Guarda Civil, Secretaria de Meio Ambiente de Betim, fiscais, educadores ambientais e sociedade civil.

O coordenador da Educação Ambiental, Leonardo Ziviani, aponta que o principal objetivo do encontro é “sensibilizar e mobilizar os funcionários, moradores e estudantes para atuarem na promoção da preservação da APA Vargem das Flores. Buscamos uma conscientização da população em relação a essa questão e, consequentemente, a conservação da água.”

Eric Machado, diretor de Planejamento Ambiental da Semas, chamou a atenção para o grande número de interessados em participar do curso. “Abrimos 30 vagas e recebemos mais de 50 inscrições. Já estamos trabalhando com a perspectiva de abrir uma nova turma. Além das conversas  no Gentil Diniz, vamos fazer visitas técnicas em campo. É o quarto ano que a gente realiza esse encontro, sempre com muita receptividade. Ao final, os participantes apresentam um trabalho de conclusão resumindo o que aprenderam. Pode ser um poema, uma música, ou um projeto para ser aplicado na APA”.

Representando a Copasa, Roberto Souza Oliveira, supervisor de Manutenção e Operação da Divisão de Produção da Bacia do Paraopeba, celebra a ação conjunta com a prefeitura. “Essa parceria existe desde a implantação do sistema na década de 80. E esse encontro é um dos frutos dessa parceria e é fundamental para a preservação e a perenidade da bacia hidrográfica”.

O secretário de Meio Ambiente, Wagner Donato, lembrou os encontros passados destacando o acúmulo de conhecimento. “O que  estamos colhendo hoje, é o fruto das sementes que foram plantadas ao longo dos anos. Uma coisa interessante desse governo, é que a nós não estamos deixando perder o acúmulo de conhecimento produzido ao longo dos anos. Para além da disputa política,  nós temos feito um trabalho de continuidade, tendo a  grandeza de saber separar e priorizar aquilo que é de interesse para o município e o cidadão. O desenvolvimento da cidade e o desenvolvimento sustentável passam por esse trabalho”.

O curso vai até o dia 28 de agosto, com encontros semanais, sempre às segundas-feiras. Certificados serão entregues ao final. 

   

REPÓRTER: Túlio Andrade   FOTO CRÉDITO: Túlio Andrade   

PUBLICAÇÃO: 10/05/2017 17:08:24