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Prefeitura Municipal de Contagem
Secretaria de Administração
Estrutura
 
Gerência de Arquivo
Horário de funcionamento:
 
Telefone:
 
Atribuições:

Compete à Gerência de Arquivo:

I - promover o recebimento por transferência, recolher, processar, registrar, preservar, divulgar e dar acesso ao patrimônio documental da Administração Direta do Município;
II - providenciar o arquivamento de toda a documentação recebida da forma mais adequada a sua melhor conservação;
III - manter um registro técnico do material sob sua responsabilidade de forma a otimizar o processo de busca e acesso de informações, inclusive de forma digital;
IV - classificar e avaliar o acervo documental acumulado, providenciando a sistematização das informações de forma a atender prontamente e com precisão as solicitações dos órgãos públicos;
V - organizar o arquivo geral da Prefeitura, mantendo relação atualizada dos documentos nele contidos, prezando pela sua segurança e conservação;
VI - realizar a microfilmagem de documentos da Prefeitura de acordo com projetos ou manuais específicos;
VII - executar e controlar a eliminação de documentos microfilmados, conforme legislação pertinente;
VIII - administrar o arquivo de segurança para microfilmes da Prefeitura;
IX - atender e orientar o usuário quanto à busca e consulta aos documentos, enquanto permanecerem em processo de microfilmagem, e na tiragem e fornecimento de cópias após microfilmados;
X - disseminar informações microfilmadas;
XI - cumprir as normas e padrões de qualidade a serem seguidos nas diversas operações de microfilmagem;
XII - exercer outras atividades correlatas.