Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Fiemg e prefeitura formalizam parceria inédita

Protocolo de intenções foi assinado para dar apoio ao setor industrial e atrair novos investimentos

Ricardo Lima

Vice-prefeito assinou protocolo de intenções para valorização do setor industrial

Nos últimos quatro meses, a prefeitura e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) estreitaram laços e trabalharam em conjunto para dar melhores condições ao setor industrial. Nesta terça-feira  (2), essa parceria foi oficialmente formalizada na sede da instituição com a assinatura do protocolo de intenções entre as partes. Na oportunidade, representaram o município o vice-prefeito, William Barreiro, os secretários de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, e de Desenvolvimento Urbano, José Roberto Garbazza. O evento também contou com a presença de diretores de diversas empresas com base na cidade. 

Esse processo visa a valorização da indústria, em seus diversos segmentos, bem como a atração de novos investimentos. Paulo Brant, Superintende Executivo da Fiemg, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela prefeitura e que esse apoio, dado a Contagem, tem a ver com a filosofia da instituição, ou seja, defender o setor industrial. Brant ressaltou que o protocolo tem “o objetivo mútuo de cooperação técnica buscando trazer investimentos para Contagem, fortalecer o setor industrial local, além de expandir a produtividade e inovar”, disse. 

William Barreiro ressaltou que Contagem é uma cidade privilegiada para novos empreendimentos, principalmente por sua localização e destacou também a necessidade de gerar emprego e renda. “Não podemos cruzar os braços, nossa cidade é um polo industrial, mas para que isso permaneça nós temos que investir em novas ações, valorizando os investidores que trarão para nosso povo mais oportunidades de trabalho. Temos que dar condições para que as indústrias se desenvolvam.”, disse. 

René Vilela lembrou que esse termo de cooperação é único, entre a instituição e uma prefeitura. Agradeceu também o apoio incondicional da Fiemg as demandas de Contagem e destacou que esse momento é de grande importância e um marco na atual gestão. “A Fiemg nos tem dado apoio desde o início, e estamos trabalhando alinhados com o objetivo de superar os entraves que dificultam o desenvolvimento da nossa cidade. Com transparência, expusemos nossos desafios e tivemos plena aceitação. Com esse trabalho em conjunto estamos mostrando ao Brasil e ao mundo que Contagem hoje tem um ambiente favorável ao empreendedorismo”. Na oportunidade o secretário enumerou diversas projetos que já estão sendo elaborados pela prefeitura como o inventário do setor industrial, a aceleração dos processos de licenciamento, através de um comitê executivo, a revitalização dos distritos industriais e a revisão do plano diretor, entre outros. 

Os empresários presentes fizeram questão de ressaltar o novo modelo de gestão implantado na prefeitura, foram unânimes em dizer que Contagem tem uma administração séria, preocupada com os rumos do setor produtivo e, principalmente, eficiente no que diz respeito aos trâmites burocráticos. 

Thiago Costa da Vilma Alimentos fez questão de parabenizar a equipe da prefeitura pelo trabalho que vem sendo desenvolvido e ressaltou que a imagem hoje é diferente da que ele tinha. “Tínhamos uma imagem de burocracia demasiada por parte da prefeitura, mas após conversas com o René e sua equipe nós percebemos uma clara mudança de postura”, disse. Thiago informou ainda que esteve prestes a levar a ampliação da fábrica para outros municípios, mas as novas atitudes o estão fazendo mudar de ideia. 

Marcos Augusto da Silveira, representante da Magnesita, parabenizou a prefeitura e a Fiemg pelo trabalho em conjunto e ressaltou a nova forma de dialogar da cidade. “Desde o início percebemos uma mudança na comunicação com os empresários, pois hoje temos acesso direto aos gestores municipais. Temos inúmeros desafios pela frente, mas temos que produzir renda para gerar renda e contamos com o apoio da prefeitura para isso”.

 

   

REPÓRTER: Daniel Paiva    FOTO CRÉDITO: Ricardo Lima   

PUBLICAÇÃO: 02/05/2017 19:50:08

Assinatura de Protocolo de Intenções entre PMC e Fiemg