Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Debate sobre o Plano Diretor leva população à Câmara

Após nova audiência pública, projeto segue tramitação e será votado pelos vereadores

Rafael DSouza

Cumpridas essas etapas, o PL do Plano Diretor irá agora para votação na câmara. Se aprovado, vai para sanção ou veto do prefeito

Mais uma vez o plenário da Câmara Municipal de Contagem recebeu audiência pública para a discussão do Projeto de Lei (PL) que revisa o Plano Diretor de Contagem. O evento aconteceu nesta quarta-feira (13).  Na oportunidade, foram debatidos os eixos relativos aos perímetros urbanos e ao macrozoneamento.

O presidente da Comissão Especial do Plano Diretor, vereador Bruno Barreiro, comandou a mesa composta pelo vereador Pastor Itamar, relator da comissão, pelo procurador da Câmara, Silvério Cândido, além do Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ivair Soalheiro, o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Wagner Donato, e o gestor do Departamento de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Marcos Botelho.

Como já havia acontecido na primeira reunião, no sábado (9), o auditório estava completamente lotado.  Uma tenda foi montada na rua, em frente a câmara, com telão por onde a população que não conseguiu entrar pôde acompanhar toda a movimentação. Dois microfones foram disponibilizados: um para os questionamentos de parlamentares e autoridades presentes;  outro, na galeria, para uso da população. Tudo ocorreu na mais perfeita ordem e civilidade, à parte uma ou outra manifestação popular mais forte, quando alguma opinião suscitava paixões mais fortes. 

Todos os que se manifestaram tiveram suas perguntas e dúvidas respondidas e esclarecidas pelos membros da mesa. Também dessa vez, foi disponibilizado o e-mail comissao.planodiretor@cmc.mg.gov.br para que qualquer outro questionamento pudesse ser enviado e respondido pela comissão de análise do Plano Diretor.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Ivair Soalheiro, lembrou que, no dia 26 de dezembro, completará onze anos que Contagem está sem plano diretor. “O projeto que tramita nessa casa, foi feito por muitas mãos e discutido por oito anos. Com certeza, ele garantirá a proteção do manancial da Vargem das Flores, além de dar dignidade para a população mais carente de Contagem, através da habitação de interesse social. Garantirá a regularização fundiária para muitas famílias que vivem à margem da sociedade. Dará dignidade com a possibilidade de emprego e renda com sustentabilidade para as regiões mais afastadas. Ao mesmo tempo, aumentará em mais de 100% as áreas protegidas”, destacou. 

Para o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, professor Wagner Donato, a uma grande pluralidade no processo de confecção da proposta do plano diretor. “Quero deixar aqui os meus parabéns a todos aqueles, que desde o início do ano, participaram das discussões: representantes da sociedade civil, do setor produtivo, do poder público. Agradecer a participação dos técnicos da prefeitura, de várias secretarias, que muito se dedicaram por todos esses meses para que nós pudéssemos chegar ao final do ano com uma proposta de revisão do plano diretor que, eu afirmo com muita convicção, vai inaugurar um novo tempo nessa cidade”, explicou. 

Cumpridas essas etapas, o PL do Plano Diretor irá agora para votação na câmara. Se aprovado, vai para sanção ou veto do prefeito. 

   

REPÓRTER: Túlio Andrade   FOTO CRÉDITO: Rafael DSouza   

PUBLICAÇÃO: 14/12/2017 16:56:35

Audiência Pública para Revisão do Plano Diretor