Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Prefeitura participa do Minas no Caminho das Águas

Evento é uma ação preparatória de Minas Gerais para o 8º Fórum Mundial da Água que ocorre, ano que vem, em Brasília

Túlio Andrade

Diversas atividades visam mobilizar e debater com a sociedade sobre a importância do cuidado com nossos recursos hídricos

A sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), recebeu na manhã desta sexta-feira (6), a abertura do programa Minas no Caminho das Águas -  que vai até esse sábado (7) com diversas atividades para mobilizar e debater com a sociedade sobre a importância do cuidado com nossos recursos hídricos. 

Além disso, o Minas no Caminhos das Águas é um evento preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em Brasília, entre 18 e 23 de março de 2018. Esse é o maior fórum mundial sobre águas e congrega quase 400 instituições, de mais de 70 países, e que ocorrerá pela primeira vez no hemisfério sul.

Abrindo os trabalhos, o presidente do Sistema Fiemg e do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas), Olavo Machado Júnior destacou a importância de se preservar os recursos hídricos. “O assunto que nós estamos tratando nos une a todos. A Fiemg se orgulha de sediar esse importante encontro para o futuro dos recursos hídricos de Minas Gerais e do Brasil. Cuidar de nossa água é tarefa que assumimos com responsabilidade. Sensibilizar a população mineira e construir a melhor rota para que o estado tenha êxito na preservação dos recursos hídricos, é papel de todos e, claro, também da indústria. Sem água não há desenvolvimento”.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, José Roberto Garbazza, destacou a importância da participação da cidade no evento. “Contagem possui relevantes recursos hídricos e contribui bastante com o abastecimento da região metropolitana e nós, como gestores do município, temos engajado nossos esforços para também estarmos, junto com o estado, na preparação para a participação no 8º Fórum Mundial das Águas. Todos os municípios, e principalmente Contagem, tem que estar envolvidos nessa discussão e apresentar suas colaborações para que possamos cuidar melhor dos nossos recursos”, disse. 

before

José Roberto Garbazza e Wagner Donato representaram a prefeitura de Contagem

´Já o secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Wagner Donato, lembrou a importância da preservação dos recursos hídricos. “Em um tempo em que vivemos crises de abastecimento de água, com nossos reservatórios atingindo níveis críticos de volume, é fundamental que tenhamos discussões sobre como preservar esse recurso tão importante. Por isso é tão importante para Minas, que é conhecida como caixa dágua do Brasil, e de Contagem em particular, participarem ativamente desta discussão preparatória para o Fórum Mundial da Água, que acontecerá pela primeira vez no Brasil. Não podemos perder a oportunidade de criar uma agenda propositiva e capaz de criar soluções para o Brasil e para o mundo”, ressaltou Donato. 

Glauco Kimura, Diretor Executivo do 8º Fórum Mundial das Águas, falou das questões que serão tradadas no evento do próximo ano. “O fórum ganha mais importância e representatividade a cada edição. Ele tem o objetivo de fornecer uma plataforma de discussão e intercâmbio de experiências entre os países, e visa influenciar políticas públicas”, enfatizou. 

Seminário

Logo após a abertura oficial, deu-se início ao seminário “O estado das águas em Minas Gerais”, destinado a autoridades e especialistas, e que visa realçar a realidade da situação hídrica de Minas Gerais. Durante a ação, profissionais de várias áreas trataram da importância do 8º Fórum Mundial das Águas, e o papel de Minas como produtor de água, debatendo inclusive os desdobramentos do tema em setores como mineração, energia, cidades, além do desenvolvimento sustentável na Bacia do Rio Doce.

Já no sábado (7), a programação será na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, com evento gratuito. Durante todo o dia, serão promovidas atividades artísticas, culturais e de educação.

O Minas no Caminhos das Águas é uma parceria entre a Fiemg, o Governo de Minas Gerais, a prefeitura de Belo Horizonte, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Corpo de Bombeiros Militar, Gerdau, Vale e Minas Tênis Clube.

   

REPÓRTER: Túlio Andrade   FOTO CRÉDITO: Túlio Andrade   

PUBLICAÇÃO: 06/10/2017 16:02:35