Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Cuidadores se preparam para o início do ano letivo

Grupo aprende de maneira teórica e prática as formas de auxiliar no aprendizado de deficientes auditivos

Leonardo Melo

Módulo propôs aprofundar a discussão sobre a inclusão escolar nas esferas da sociedade

O período é de férias para os estudantes, mas para os cuidadores o mês de janeiro é sinônimo de aprendizagem. Setenta e oito profissionais, responsáveis por auxiliar os alunos com deficiência auditiva da rede, passam por cursos de capacitação. Durante a semana eles participaram de palestras e ciclos de debates. A ação foi promovida pelo Departamento de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), em parceria com a Associação dos Surdos de Contagem (ASC).

O módulo propôs aprofundar a discussão sobre a inclusão escolar nas esferas da sociedade. Os cuidadores também receberam dicas de como desempenhar as funções dentro e fora da sala de aula, além disso, puderam conhecer as diversas necessidades dos estudantes de inclusão. “Os cuidadores são comprometidos com a causa e esse interesse é essencial para o bom desenvolvimento do trabalho”, destacou a intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Bianca dos Santos Souza.

O coordenador de Políticas para a Pessoa com Deficiência de Contagem, Marcelo Lino, um dos palestrantes, abordou que o cuidador deve observar as habilidades e capacidade de aprendizagem dos estudantes. “É importante descobrirmos o potencial de cada um. Devemos trabalhar com a linha de humanização”, enfatizou Marcelo.

before

Cuidadoras são responsáveis por auxiliar alunos

  O ciclo de palestras termina nesta sexta-feira (26). Além da teoria, os cuidadores aprendem por meio de conteúdo prático. Aulas de primeiros socorros e Libras estão inseridas na programação. “É fundamental termos esses cursos para conhecermos novas técnicas e também aprimorarmos as nossas habilidades”, finalizou a cuidadora, Maria Helena Martins Silva.

   

REPÓRTER: Leonardo Melo   FOTO CRÉDITO: Leonardo Melo   

PUBLICAÇÃO: 25/01/2018 15:50:13

Cuidadores fazem curso para aprimorar trabalho