Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Kits escolares entregues no primeiro dia de aula

Mais de 65 mil kits serão distribuídos aos estudantes da rede municipal de ensino

Elias Ramos

Todos os estudantes da rede municipal de ensino receberão os kits escolares em mochilas

Cerca de 450 estudantes prestigiaram na manhã desta segunda-feira (19), na Escola Municipal do Bairro Tropical, na Regional Petrolândia, a cerimônia de entrega dos Kits escolares, que pela primeira vez na história começaram a ser entregues no primeiro dia letivo, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e que contou com a participação do prefeito Alex de Freitas e outras autoridades.    

Todos os estudantes da rede municipal de ensino receberão os kits escolares em mochilas. De forma inédita, os kits foram entregues já no primeiro dia de aula e em alguns dias terão sido completamente distribuídos conforme o planejamento da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Serão beneficiados estudantes do ensino infantil, fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e creches conveniadas. Ao todo 65.552 kits, para estudantes e professores. "O esforço desse governo é melhorar a educação em todos os aspectos. Nós prezamos pela qualidade dos estudantes e o kit escolar é o exemplo de que queremos uma Contagem nova e mais justa para aqueles que frequentam as nossas escolas", enfatizou o prefeito Alex de Freitas. 

Para referendar essa ação da prefeitura, que tem trabalhado de forma incessante para dar melhores condições aos estudantes da cidade, a aluna do 6º ano, Giovana Kerche de Oliveira, leu uma carta de agradecimento e entregou nas mãos do prefeito. "Fiquei feliz em fazer essa ação. Moramos numa região que o kit escolar vai ajudar muito a todos nós", destacou a aluna.  

O secretário de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, afirmou que a educação do município está nos trilhos e novidades para 2018 virão. "É com muita alegria que eu e toda a minha equipe viemos até o Petrolândia para lançarmos o kit escolar. Toda comunidade de Contagem terá novidades já nos próximos meses. Me refiro aos uniformes que também serão distribuídos para todos. Desejo que os estudantes aproveitem o kit e façam bom uso com um olhar renovado para podermos seguir em frente", finalizou. 

Foram investidos R$ 9 milhões. São dez modelos de kits, cada um com a sua especificidade, para atender às necessidades dos estudantes. Para crianças de 0 a 2 anos, haverá uma agenda para registros diários e mochila pequena. Crianças de 2 anos receberão um squeeze. Para os estudantes de 3 a 5 anos o kit será composto de apontador, agenda, caixa de lápis de cor (12 cores), cola branca, tesoura sem ponta, caderno de desenho, caixa de giz de cera, porta lápis, garrafa squeeze e mochila pequena. 

As crianças de 4 e 5 anos terão um acréscimo nos itens do kit com a borracha branca, lápis para escrita preto, e caderno brochurão.

Os estudantes do 1º e 2º ciclos receberão apontador, lápis de cor, cola, tesoura sem ponta, lápis preto, borracha, régua escolar, caderno brochura, caderno de desenho A4, garrafa para água, mochila grande e porta lápis. As crianças do 2º ciclo receberão também cadernos espiral com pautas, régua geométrica e caneta esferográfica. 

Para as turmas de 3º ciclo e Educação de Jovens e Adultos (EJA), haverá caderno espiral capa dura, caderno de desenho A4, caneta esferográfica azul, preta e vermelha; apontador, lápis de cor (12 cores), cola bastão, borracha, tesoura sem ponta, lápis preto, régua de 30 cm, garrafa para água, porta lápis e pasta grande. 

Além disso, os estudantes com deficiência vão receber kits baseados nas necessidades. Os estudantes de baixa visão e síndrome de Irlen, por exemplo, terão cadernos com pauta ampliada, caixas de lápis de cor (12 cores), conjuntos de canetas com ponta grossa, borracha branca, apontador, guia escrita para página inteira, porta lápis, garrafa para água. Já os estudantes com cegueira total vão receber o kit com reglete de mesa com punção, folhas de papel braile A4 e porta lápis. 

Uniformes em 2018 

before

Também foram apresentados os modelos de uniformes

  Em 2018 Contagem vai oferecer uniformes para todos os estudantes em ação inédita no município. São três modelos de uniformes. O infantil é destinado para crianças de 0 a 5 anos. O kit fundamental I é para crianças do 1º ao 5º ano. O kit fundamental II será para estudantes do 6º ao 9º ano e EJA. 

Os modelos foram criados para atender às necessidades de cada estação do ano. O kit infantil (0 a 5 anos) é composto por três camisetas de manga curta, uma camiseta de manga longa, duas bermudas ou short-saia infantil, uma jaqueta com capuz infantil e duas calças infantil. 

Já o kit fundamental I (1º ao 5º ano) é composto por três camisetas de manga curta, uma camiseta sem manga, duas bermudas ou short-saia, uma jaqueta com capuz e uma calça. 

Os estudantes do fundamental II (6º ao 9º ano) irão receber duas camisetas de manga curta, uma camiseta sem manga e uma jaqueta. O processo de compra já está em andamento e os estudantes devem receber as peças em até 45 dias.

   

REPÓRTER: Leonardo Melo   FOTO CRÉDITO: Elias Ramos    

PUBLICAÇÃO: 19/02/2018 17:21:02

Entrega de Kits Escolares