Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Inauguração de Umei abre mais vagas para alunos de 0 a 5 anos

Unidade do Central Parque atende 133 crianças e leva o nome do ex-vereador Ailton Diniz

Newton de Castro/Cassio Matias

A Umei do Central Parque era uma reivindicação antiga da comunidade escolar

A Prefeitura de Contagem inaugurou nesta segunda-feira (26) a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Vereador Ailton Diniz, no bairro Central Parque, reivindicação antiga da comunidade escolar. A instituição atende 133 crianças, de 0 a 5 anos. Os alunos de 0 a 2 anos ficam na escola em período integral.

A estrutura foi projetada para atender as necessidades dos estudantes, com banheiros adaptados para a faixa etária. O mobiliário possibilita que as crianças exerçam atividades em grupo, desenvolvendo mais cedo o senso de coletividade e companheirismo. "Pensamos no bem-estar dos estudantes, educadores e familiares. Em apenas um ano de governo conseguimos entregar um novo conceito de Umei. Será cotidianamente um espaço de amor, aprendizado e muita alegria”, destaca o secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves.

O prédio também foi projetado para atender crianças portadoras de deficiência, com rampas e elevador. Há um fraldário e um solário (espaço onde as crianças tomam banho de sol). A Umei foi equipada com um parquinho moderno e seguro, para promover o desenvolvimento das habilidades motoras.

A Umei tem fachadas coloridas e um muro com peças transparentes, conceito para deixar o ambiente mais harmonioso. "É um espaço feito com muito carinho, com a proposta pedagógica de educar, brincar e cuidar. O trabalho do prefeito Alex de Freitas ficou incrível e nossa Umei ficou muito bonita", comemora a diretora Mary Araújo.

O vice-prefeito William Barreiro, a primeira dama Luciana de Freitas e várias autoridades participaram da inauguração da Umei. A solenidade também foi acompanhada por educadores, pais e estudantes. "É gratificante para todos nós. Não estamos fazendo favor, pois é dever de todo político trabalhar pautado pelo bem comum. Queremos uma cidade mais humanizada e respeitada", enfatizou William Barreiro.

before

A nova escola tem estrutura moderna e lúdica

O técnico em telecomunicações Marcelo Lopes Miranda mora no Central Parque e está satisfeito com a nova unidade educacional. Ele não vai mais precisar usar o carro para levar a filha para a escola no bairro vizinho. "A Umei é moderna, segura e os professores preparados para receber e cuidar dos nossos filhos”, destaca.

Homenagem

A Umei leva o nome do ex-vereador Ailton Diniz, homenagem apresentada na Câmara Municipal. Ele nasceu em Contagem em 26 de setembro de 1947. Foi professor de inglês e português na rede municipal e o interesse pelo desenvolvimento social o fez entrar para a política.

Se elegeu vereador pela primeira vez em 1978. Teve cinco mandados, o último de 2005 a 2008. Ailton Diniz morreu em 5 de dezembro de 2009, aos 62 anos.

Ele era casado com Eliza Maria Braga Diniz, com quem teve dois filhos: Ailton, de 34, e Arthur, de 26. "O Ailton foi um grande professor, querido por todos. Na política também exerceu a função com muita determinação e para nós é algo esplêndido e alegre ver que ficou um grande legado na cidade, que leva o nome dele. Nós da família nos sentimos honrados", ressalta Eliza.

   

REPÓRTER: Leonardo Melo   FOTO CRÉDITO: Newton de Castro/Cassio Matias    

PUBLICAÇÃO: 27/02/2018 18:22:33

Inauguração UMEI Vereador Ailton Diniz