Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Em 2018 a rede de ensino terá mais qualidade e estará mais moderna

Novos caminhos para melhorar o desempenho dos estudantes e a qualidade de ensino

Os desafios colocados pelo mundo contemporâneo, e transformado pela presença da tecnologia, exigem uma educação sintonizada com uma realidade cada vez mais complexa e em rápida evolução. Estima-se que 50% dos empregos que conhecemos hoje deixarão de existir até 2030, dando lugar a novas funções laborais. 

Por isso é fundamental que a escola se organize para desenvolver processos educativos mais inovadores, dinâmicos e interativos com o desenvolvimento das habilidades e a construção dos conhecimentos necessários para lidar com as múltiplas demandas dessa realidade.

A partir de 2018, algumas mudanças importantes serão implementadas nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é a melhoria da qualidade da educação ofertada pelo município aos seus cidadãos. Dessa forma, a partir de hoje e até a próxima sexta-feira (26), publicaremos quatro matérias mostrando as mudanças que ocorrerão na educação em quatro tópicos: Vagas de 0 a 3 anos; Unificação do currículo e minibliotecas;  Inglês a partir do 1º ano e EducaOnline; e a Organização do ciclo.  

Ampliação de vagas e atendimento integral de 0 a 3 anos

A ampliação do atendimento na Educação Infantil em Contagem é uma das prioridades da atual gestão. Nesse ano, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), dá um salto importante criando 2.351 novas vagas no município. Contagem torna-se a primeira cidade de Minas Gerais a ofertar atendimento educacional a todas as crianças de 4 e 5 anos.

Crianças de 0 e 1 ano também passam a ser atendidas na rede própria, algo inédito até 2017. A oferta de atendimento em tempo integral, reivindicação antiga da população, torna-se realidade em 14 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis), aumentando, consideravelmente o número de crianças atendidas nessa modalidade.

Para se ter uma ideia, em 2016, 78 crianças de 0 a 3 anos tinham vagas garantidas em tempo integral. Em 2017, a atual administração passou a atender 101 crianças. Já em 2018, serão 348 vagas de 0 a 3 anos em tempo integral.

Além de proporcionar conforto e tranquilidade aos pais, que passam o dia trabalhando, a educação em tempo integral permite que as crianças vivenciem experiências importantes para o seu pleno desenvolvimento.

Apesar desse aumento significativo, ainda não foi possível atender toda a demanda dessa faixa etária. Por isso, a Seduc promoveu sorteio público para preenchimento das vagas: uma forma democrática e isonômica de beneficiar os contagenses.

No total, para 2018, serão 1.937 vagas de 0 a 3 anos, um aumento de 48% se comparado a 2016. Para os próximos anos, um dos compromissos é atender cada vez mais essa parcela da população. O número de vagas irá aumentar ainda mais. Em 2019, a prefeitura vai entregar à população cinco Unidades Municipais de Educação Infantil. Os prédios já estão sendo construídos e os investimentos chegam a R$ 8,9 milhões. Neste link você confere as informações sobre as novas Umeis.

   

REPÓRTER: Júlio César Santos  

PUBLICAÇÃO: 23/01/2018 14:55:30