Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Funec abre inscrições para programa de bolsas de incentivo acadêmico

Todos os alunos da fundação podem participar do processo

Com o objetivo de aperfeiçoar o desenvolvimento e o crescimento do ensino, extensão e pesquisa no município, a Fundação de Ensino de Contagem (Funec), abriu inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Projetos Acadêmicos. Pela primeira vez, o programa de pesquisas será totalmente gerido pela fundação.     

Além disso, a Funec será a responsável, de forma exclusiva, pelo programa de bolsas. Cerca de 3.400 estudantes das unidades terão a oportunidade de criar e levar ideias que poderão ser utilizadas além da pesquisa. 

Os projetos serão apresentados em três modalidades: ensino, extensão e pesquisa. O primeiro, visa a melhoria e o aperfeiçoamento da transmissão do conhecimento por meio de metodologias de ensino. Se o aluno optar pela extensão, ele vai aplicar o conhecimento adquirido dentro da sala de aula na criação ou aperfeiçoamento de produtos ou serviços na sociedade. O terceiro item, pesquisa, abordará o aprimoramento do conhecimento de uma determinada área por meio da pesquisa científica.  

Para a presente edição do programa, a Funec vai disponibilizar cerca de 15 bolsas, concedidas com recursos próprios. Os valores mensais para os estudantes, que tiverem os projetos aprovados, são de R$150,00 e terão a finalidade em auxiliar o aluno na compra de materiais ou em viagens para aprimorar a sua pesquisa. "A nossa intenção é levar os mais diversos projetos a publicação. Sabemos que em cada trabalho existe um diferencial que pode ajudar na vida de outros estudantes e também de toda a comunidade. Queremos investir nos nossos alunos e que eles mostrem todo o seu potencial durante os meses que virão", destacou a diretora de ensino da Funec, Maria Eunice. 

Para participar, o estudante precisa de um orientador que ficará responsável por ajudar no processo de desenvolvimento dos projetos. O professor-orientador só pode dar assistência ao aluno que for da mesma instituição que ele leciona. Também poderá participar o docente que tiver apenas como formação curricular o curso de graduação que a Funec exige. "Esse projeto vai melhorar o senso crítico e aplicar aquilo que o profissional trabalha em sala de aula. A relação entre professor, aluno e comunidade será mais próxima. Eu também acredito que a Funec vai auxiliar o educador e o aluno, futuro pesquisador", finalizou o coordenador de projetos de bolsas da Funec, Rodrigo Lobo Leite.  

As etapas de inscrição já começaram na última segunda-feira (19) e vão até o dia 20 de agosto, desse ano. Cada projeto poderá ter entre quatro e oito meses de duração. A Funec vai trabalhar com o rodízio de estudantes que terminarem os trabalhos em menor tempo. 

A divulgação do resultado será em até 15 dias após a inscrição. Uma banca avaliadora dará o aval ao trabalho inscrito. Vale ressaltar que em qualquer data, até o mês de agosto, os alunos podem se inscrever, desde que ao chegar no final do ano o projeto se estenda até no máximo dezembro, data final.  

O Programa começa a valer no primeiro dia de março e o término em 20 de dezembro. O edital do Programa Institucional pode ser conferido clicando aqui.   Não há taxa de inscrição. Qualquer dúvida, o estudante pode entrar em contato pelo telefone: (31) 3391-7675 ou enviar e-mail para: funec.pibicjr@edu.contagem.mg.gov.br.

   

REPÓRTER: Leonardo Melo   

PUBLICAÇÃO: 22/02/2018 09:41:08