Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Moradores da Regional Nacional debateram questões de saúde

Nesta quinta-feira (17), distrito sanitário Petrolândia sediará mais uma etapa que antecede a Conferência Municipal

Fábio Silva

Pré-conferências são de grande importância para ouvir cidadãos de todas a regiões da cidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) e os distritos sanitários promoveram mais uma rodada das pré-conferências de Saúde na cidade. Desta vez a regional contemplada foi a Nacional. 

Cerca de 70 pessoas compareceram ao evento, nesta terça-feira (15), na Escola Municipal Walter Fausto do Amaral, no bairro Carajás. Na oportunidade, debateram questões que dizem respeito às particularidades da região a partir do tema central “SUS Contagem: melhor acesso e qualidade para o cidadão”.

Por meio das pré-conferências, cada um dos oito distritos sanitários da cidade poderá eleger propostas e delegados e se fazer representado na 9ª  Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá no mês de setembro.

Na semana passada, as regionais Eldorado e Industrial sediaram suas pré-conferências, e nas semanas seguintes, será a vez de os demais distritos sanitários da cidade promoverem suas etapas regionais.

before

Grupos de trabalho debateram eixos temáticos

 Grupos de trabalho em cada pré-conferência

Em todas as pré-conferências, são formados cinco grupos de trabalho, para a discussão sobre os seguintes eixos temáticos: EIXO I: Fortalecendo a Rede de Atenção Básica como porta de entrada do SUS; EIXO II: Serviços de Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar: vocação, acesso e qualidade; EIXO III: A participação das trabalhadoras e dos trabalhadores para o aprimoramento do SUS-Contagem; EIXO IV: O Olhar Intersetorial para a Política de Álcool e outras Drogas; EIXO V: Atenção Especializada e sua contribuição para abrangência do cuidado em saúde.

Em cada um desses eixos são selecionadas cinco propostas, de forma cada em que pré-conferência sejam indicadas 25 proposições e, na plenária final de cada uma dessas etapas regionais, sejam indicados 12 delegados: 6 representantes de usuários, 3 de trabalhadores e 3 de gestores.

Petrolândia é a próxima regional a receber a pré-conferência

Amanhã, quinta-feira (17), será a vez de a regional Petrolândia promover a sua pré-conferência, das 18h às 22h, no Centro Pastoral Daniel Comboni, na rua Refinaria Cubatão, nº 263, no bairro Petrolândia. Participe!

Próximas pré-conferências: 

Ressaca:     Dia 22/8 (Terça-feira), Escola Municpal Rita Carmelinda Rocha - Rua Rubi, 850 - Bairro São Joaquim 

Riacho:    Dia 24/8 (Quinta-feira), Escola Municpal Heitor Villa Lobos/Funec - Praça Marília de Dirceu, 20 - Bairro Inconfidentes

Sede:    Dia 29/8 (Terça-feira), Escola Municpal Eli Horta Costa - Rua Pofessora Neuza Rocha, 406 - Bairro Centro 

Vargem das Flores:     Dia 31/8 (Quinta-feira), Casa de Apoio, Rua VL 06, 1880 - Bairro Nova Contagem 

   

REPÓRTER: Carolina Brauer   FOTO CRÉDITO: Fábio Silva    

PUBLICAÇÃO: 16/08/2017 15:16:45