Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Lazer e inclusão social da pessoa com deficiência

Pela primeira vez o projeto “A Rua é Nossa” receberá o Circuito Inclusão Solidária, no Eldorado

No próximo domingo (22), às 8h30, o projeto “A Rua é Nossa” da avenida João César de Oliveira, no Eldorado, receberá o Circuito Inclusão Solidária. O circuito, que busca a integração social das pessoas com deficiência, promoverá caminhada e corrida de 500 metros para pessoas acometidas por algum tipo de síndrome e com mobilidade reduzida. Os participantes contarão com o suporte de voluntários. A iniciativa conta com o apoio de empresas parceira e da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Selju). Os interessados podem fazer a inscrição clicando aqui.  

O evento oferecerá medalhas para os participantes, distribuição de frutas, palestra sobre tratamentos, como a equoterapia – terapia com cavalos, capoeira adaptada e ações que já fazem parte da rua de lazer. O Programa Sem Limites oferecerá serviço de transporte suplementar e a Van da Saúde também dará suporte fazendo aferição de pressão e dando orientação sobre os cuidados com a saúde.

A organizadora do Circuito Inclusão Solidária, Débora Dayane Batista, mãe de Julia Batista Barroso, de 10 anos, que nasceu com uma deleção do cromossomo (Malformação congenita), fala sobre o que a motivou. “Tive dificuldade em colocar minha filha em alguma atividade esportiva, seja ela qual fosse. Então criei este projeto com dois amigos para que, não somente minha filha, mas os filhos de outras pessoas pudessem se sentir livres”.

De acordo com o diretor da pasta de lazer da Secretaria de Esportes, Rafael Piazza, é direito de todos, a participação no projeto. “O evento também tem por objetivo a inclusão e aproximação das pessoas com deficiências em atividades de lazer. O programa a rua é nossa está aberto a toda população”, disse.

No dia do evento, o Circuito Inclusão Solidária estará arrecadando alimentos para doar par a instituição Novo Céu, localizada no bairro Jardim Laguna, em Contagem, que cuida de crianças com paralisia cerebral.

Programação da caminhada e corrida

Concentração: 9h
Largada: 9h30
Capoeira e palestras: 10h às 11h

Confira todos os lugares e participe

Regional Petrolândia
Local: Rua Refinaria Duque de Caxias - bairro Petrolândia

Regional Industrial
Local: Rua Marques de Panamá, nº 95- Csu Amazonas

Regional Riacho
Local: Avenida Cantagalo - Entre as ruas Rio Mantiqueira e Rio São Francisco (ambos os sentidos)

Regional Ressaca
Local: Avenida Águas Marinhas -Entre avenidas Alterosa e João Gualberto

Regional Nacional
Local: Rua Santa Maria - Entre as ruas Safira e Platina (em frente à regional)

Regional Vargem das Flores
Local: Rua Copissaba  - Entre as ruas Oriba e  Sairussu

 Regional Sede
Local: Avenida Prefeito Gil Diniz - Em frente à Escola Municipal Eli Horta

Regional Eldorado
Local: Avenida João César de Oliveira - Entre as avenidas José Faria da Rocha e Olímpio Garcia (sentido centro de Contagem)

   

REPÓRTER: Anderson Pena   

PUBLICAÇÃO: 19/10/2017 13:24:04