Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Elevatória entra em operação beneficiando 10 bairros da Sede

Após espera de mais de treze anos, cerca de 6 mil famílias terão ligação com rede de esgoto

Elias Ramos

As ligações já estão liberadas para os bairros Praia e Colonial. Desde hoje (21) os pedidos já podem ser feitos por moradores pelo telefone 115

“Em apenas nove meses, o atual prefeito solucionou um problema que há mais de treze anos estávamos esperando. Vários governos passaram e nada foi feito”. Disse Hamilton Lopes, morador do bairro colonial, bastante emocionado após o início do funcionamento da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Barroquinha, nesta quinta-feira (21), na região Sede, graças à parceria da Prefeitura de Contagem com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) possibilitando que as obras fossem concluídas, beneficiando 20 mil pessoas.

Com o funcionamento da elevatória ocorrerá a reversão de esgoto, que caía direto nos mananciais em direção a bacia de Vargem das Flores. Agora, serão transportados para a Estação de Tratamento de Esgoto do Ribeirão do Onça (ETE), na divisa de Belo Horizonte com Santa Luzia. Neste mesmo dia, foram plantadas no local, aproximadamente 500 mudas de árvores da espécie Sansão do Campo, em comemoração ao Dia da Árvore.

De acordo com o administrador da Regional Sede, Welerson da Silva, desde o início da gestão, o prefeito Alex de Freitas, se mostrou comprometido com essa causa. “Em janeiro, após tomar posse, o Alex buscou uma aproximação entre prefeitura, moradores e Copasa para resolver esta situação. Então, fizemos audiências públicas para que a Copasa apresentasse o plano de metas e de execução dos serviços nas comunidades”, relata.

O engenheiro da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), gerente do Distrito Regional de Contagem, José Alvim Pereira, informou sobre a diminuição dos impactos ambientais. “Estamos colocando em operação uma obra que é essencial para a região. Vai ser retirado o esgotamento que estava impactando na qualidade de vida das pessoas e no meio ambiente. Esperamos que a população faça um bom uso deste equipamento”, disse.

Hamilton Lopes Fonseca é presidente da Associação dos Bairros Colonial, Sítio Recreios e Beneves destaca que os moradores estão tendo vez e voz. "Das várias reuniões, este é o único governo que nos atende  de verdade. Temos que agradecer, porque a resposta está sendo positiva”, relata.

Ao todo, dez bairros da região Sede serão contemplados:  Praia, Colonial, Barroquinha, Santa Luzia, Granja Vista Alegre, Quintas Colônias, Ouro Branco, Chácaras Del Rey, Recanto da Mata e Jacubas.

before

Ao redor da estação foram plantadas 500 mudas de Sansão do Campo

 Serviços de ligação da rede

As ligações já estão liberadas para os bairros Praia e Colonial. Desde hoje (21) os pedidos já podem ser feitos por moradores pelo telefone 115. Cerca de 6 mil ligações serão feitas em um prazo aproximado de 10 meses.

A Copasa informou que estão sendo feitas visitas nas residências, orientando as pessoas sobre a importância de adequar o ramal interno, que são as caixas de gorduras e caixas de passagem. Em cada residência é preciso que o morador deixe tudo pronto para esperar a ligação. 

   

REPÓRTER: Anderson Pena    FOTO CRÉDITO: Elias Ramos   

PUBLICAÇÃO: 21/09/2017 18:37:54

Estação elevatória de esgoto EEE Barroquinha