Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Caravana da Seja Digital instala kits em Vargem das Flores

Em Contagem, 31% das famílias beneficiárias por programas sociais já retiraram suas antenas e conversores

Rafael DSouza

Mesmo após o desligamento do sinal analógico, em 8 de novembro, a Seja Digital continuará a distribuir o kit

O televisor de tubo da família do senhor Cláudio Vieira, no bairro Nova Contagem, já está sintonizando 16 canais de programação aberta após o ajuste da antena e orientação da equipe de antenistas da “Caravana da Seja Digital”, que visitou a região de Vargem das Flores, nesta quinta-feira (14). 

A família do senhor Cláudio é uma das quase 50 mil famílias de Contagem que recebem um dos benefícios sociais do governo federal, e que estão cadastradas no Cad/Único Social e, por isto, tem o direito de receber o kit (antena, conversor e controle remoto) gratuito, além da instalação da antena. 

O sinal analógico do televisor do senhor Cláudio foi convertido possibilitando que o aparelho recebesse o sinal digital, melhorando a imagem e som. No dia 8 de novembro, nos 29 municípios da região metropolitana, por determinação da Agencia Nacional de Telecomunicações ligada ao governo federal, só haverá transmissão de imagem nos televisores com sinal digital. Todo o processo de migração de um sinal para o outro também vai possibilitar maior alcance da capacidade 4 g, ou seja, para a internet, telefones celulares, etc.

before

Equipe de instaladores vão as residências e fazem os ajustes

 Antenistas 

Antes de ser acoplada a um conversor e da instalação da antena, a antiga televisão do senhor Cláudio só pegava três canais mais populares, mas agora a família pode ver diversas programações com melhor imagem e melhor som, em um leque muito maior de canais da tv aberta. 

Segundo Melissa Moreira Vieira, filha do senhor Cláudio, os pais gostam de ver a programação jornalística o que, antes da conversão, estava ficando difícil. “O chiado da TV de tubo acabou e a imagem melhorou muito”, opinou Melissa, que recebeu a equipe de antenistas supervisionada por João Ambrósio.

Esta equipe corrigiu a fixação do suporte da antena instalada na residência e orientou a forma correta do uso do controle remoto do conversor. A equipe ainda aguardou a confirmação, na tela do televisor, de que os 16 canais digitais estavam disponíveis e inseriram um código de confirmação. Este código é um número de 5 algarismos para que o titular, do programa de benefício social, possa participar de um sorteio de R$ 2 mil. Este sorteio já vem ocorrendo e as famílias podem continuar participando. 

Mesmo após o desligamento do sinal analógico, em 8 de novembro, a Seja Digital continuará a distribuir o kit para as famílias que recebem programas sociais do governo federal, até que consiga atingir a meta de 90% de famílias atendidas em toda a região metropolitana de Belo Horizonte. 

Em Contagem, já foram distribuídos kits, conforme informação da Seja Digital a 16.651 famílias, o que corresponde a 31% do total. Conforme informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, atualmente há 22,956 beneficiárias do Programa Bolsa Família, um dos programas que dão direito ao kit. Também vão receber o kit da TV Digital as famílias beneficiárias dos seguintes programas: ID Jovem, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Verde, PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Fomento (Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais), Carteira do Idoso, Aposentadoria para pessoa de baixa renda, Programa de Cisternas, Telefone Popular, Carta Social, Tarifa Social de Energia Elétrica e Isenção de taxas em Concursos Públicos.

Curso 

A  Seja Digital capacitou 100 antenistas (alunos do Cefet e da UFMG e cidadãos que se inscreveram no Sine) que irão multiplicar o curso para mais 500 antenistas para atuar no processo de conversão do sinal das tvs. As inscrições para este curso podem ser acessadas no link https://goo.gl/vwvgix ou pelo wahatssap (31) 99191-0236. 

Como agendar o recebimento do Kit 

Para agendar o recebimento do kit (antena, conversor e controle remoto), as famílias podem acessar pela internet o endereço www.sejadigital.com.br ou se inscrever gratuitamente pelo telefone 147, disponível 24 horas. É necessário que o beneficiário tenha em mãos o número do CPF ou o Número de Identificação Social (NIS) do responsável familiar. Em alguns casos o NIS é o mesmo número do PIS. Também pode ser procurado o Cras da região onde mora para se inscrever.  Após o agendamento, a família retira o Kit em uma das agências dos Correios informadas pela Seja Digital.

   

REPÓRTER: Noeme Ramos   FOTO CRÉDITO: Rafael DSouza   

PUBLICAÇÃO: 15/09/2017 15:44:55

Caravana Seja Digital