Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

UPA Vargem das Flores a um passo de ampliação do porte

Ampliação do porte é devido ao aumento do número de atendimentos que saltou de 180 para 240 pacientes/dia

Divulgação

O aumento no atendimento se deu com a ampliação no número de profissionais disponíveis 24h, variedade de especialidades, organização do serviço e do processo de trabalho, entre outras questões

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, busca efetivar estratégias para potencializar o acesso dos usuários aos serviços de urgência e emergência. Entre os pleitos do prefeito Alex de Freitas, junto ao Ministério da Saúde, está o aumento do porte da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Vargem das Flores.

A ampliação do porte da UPA, se justifica devido ao aumento do número de atendimentos que passou de uma média de 180/dia para aproximadamente 240/dia. Este aumento no atendimento se deve a ampliação no número de profissionais disponíveis 24h, variedade de especialidades (cirurgia, pediatria e clínica geral), organização do serviço e dis processos de trabalho, disponibilidade de equipamentos, entre outras questões.

Segundo o secretário de Saúde, Bruno Diniz, este aumento do porte representa um avanço no acesso aos serviços de urgência e emergência, na melhoria da gestão do serviço. “Teremos como um dos reflexos, o aumento do recurso financeiro repassado, mensalmente, que passará de R$ 212.500,00 para R$ 375.000,00 proporcionando maior investimento na UPA Vargem das Flores”, concluiu Bruno.

before

Ministério da Saúde visitou as instalações da UPA

   Diante do pleito já aprovado pela Secretaria de Estado de Saúde, ainda em 2017, no mês de janeiro deste ano a Referência Técnica da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Pâmela Moreira Costa Diana, visitou a UPA Vargem das Flores.   Segundo o superintendente de Urgência e Emergência, Cleber de Faria Silva, o objetivo foi conhecer a estrutura da unidade e avaliar o cumprimento dos requisitos para aumentar o porte da unidade. 

De acordo o assessor técnico da Superintendência de Urgência e Emergência, Alexandre Viana de Andrade, o próximo passo será a finalização do processo de elaboração do relatório técnico, pelo Ministério da Saúde, e a publicação da Portaria ampliando o porte da UPA Vargem das Flores de III (três) para V (cinco). 

“O processo já está em andamento com sinalização inicial de que a UPA Vagem das Flores atende aos critérios técnicos para ampliação do porte”, conclui Alexandre.

   

REPÓRTER: Lucas Santos   FOTO CRÉDITO: Divulgação    

PUBLICAÇÃO: 22/01/2018 11:35:02