Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Atendimento gratuito para diagnóstico de hanseníase

Carreta com cinco consultórios ficará estacionada na praça Iria Diniz

Na luta contra a hanseníase, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa de um evento nesta quinta-feira (25) em celebração à Semana Mundial de combate à doença. Uma carreta com cinco consultórios médicos estará estacionada das 9h às 17h na praça Iria Diniz (no Eldorado) para atendimento gratuito à população. A promoção é em parceria com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a gravidade da hanseníase, doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal sintoma é o aparecimento de manchas brancas ou vermelhas no corpo, pouco visíveis, com formação de caroços e perda da sensibilidade. O atendimento será feito por uma equipe de enfermeiros, médicos e terapeutas ocupacionais. Será feita a triagem dermatológica e o diagnóstico precoce.

De acordo com a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Rede SUS/Contagem, foram registrados 77 casos de hanseníase no município, de 2011 a 2016, com 70% de cura. O maior número (57%) em pessoas a partir dos 15 anos, do sexo masculino. O tratamento pode variar de 12 a 24 meses. Não há vacina.

   

PUBLICAÇÃO: 24/01/2017 16:16:30