Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Iniciadas as pré-conferências municipais de saúde

Serão oito rodadas até a Conferência Municipal, prevista para setembro. Cada regional terá uma edição para ouvir população

Adelcio R. Barbosa

As demandas e sugestões colhidas nas pré-conferências servirão para o aperfeiçoamento da rede SUS/Contagem

Com o objetivo de unir esforços para a construção do direito à saúde, cerca de 80 pessoas, entre representantes dos servidores, gestores e usuários da saúde da rede SUS/Contagem, participaram da Pré-conferência Municipal de Saúde realizada ontem, terça-feira (8), na Escola Municipal Ovídio Guerra. Nesta rodada, foi a vez do distrito sanitário Eldorado .

Esta foi a primeira etapa das oito pré-conferências distritais que irão anteceder a Conferência Municipal, prevista para 16 de setembro. Nas conferências distritais, serão selecionados temas e delegados que vão integrar a etapa municipal. As conferências são fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) e os Distritos Sanitários. Em cada etapa, serão formados cinco grupos de trabalho para que propostas sejam debatidas em cada um dos cinco eixos temáticos.

O secretário de Saúde, Bruno Diniz, que integrou a mesa de abertura, ressalta a importância da participação de todos nesse importante mecanismo de aperfeiçoamento da saúde pública. “Serão momentos fundamentais para discutirmos e desenharmos, juntos, um modelo de saúde para avançarmos nos próximos quatro anos”, disse. Participaram também da mesa de abertura o secretário-adjunto de Saúde, Luiz Fernando Avelar, o administrador da regional Eldorado, Wagner Assis Rosa, a diretoria do Distrito Sanitário Eldorado, Kelly Jordane Duarte Ribeiro, e a conselheira municipal de Saúde, Vânia Maria de Souza.

O evento contou com a presença de um posto móvel da Ouvidoria da Saúde, que também estará presente em todas as demais pré-conferências que ocorrerão. O evento contou ainda com uma exposição de adornos produzidos por usuários do Centro de Convivência Horizonte Aberto, reinaugurado em abril deste ano. A renda obtida com a venda do artesanato será revertida na aquisição de materiais usados nas oficinas terapêuticas promovidas pelo centro de Convivência.

  Oportunidade para encaminhar demandas

before

Participantes foram divididos em grupos para a discussão de eixos temáticos

O assessor de Planejamento da SMS, Newton Sérgio Lopes Lemos, destaca que as pré-conferências são um momento fundamental para que as distintas realidades que compõem o município possam ser captadas e direcionadas à etapa municipal. “Contagem é um município muito grande, com realidades que são muito diferentes. Esperamos que, em cada conferência, a população e o conjunto de trabalhadores de cada região falem das suas questões locais referentes à saúde, para que essas questões sejam trazidas para o debate na conferência municipal. A expectativa é de que a soma das questões de cada distrito possa compor uma representatividade de problemas e questões capazes contemplar toda a realidade do município”, explica Newton.

Incentivo à democracia

A diretora do distrito sanitário Eldorado, Kelly Jordane Duarte Ribeiro, explica que em cada uma das oito unidades de saúde do distrito Eldorado foi estruturado um conselho local de saúde, que se reúne uma vez por mês. “Havia conselho local que estava abandonado há dois anos. Agora, todos os oito conselhos locais dos distritos estão funcionando, inclusive o conselho distrital. Assim, conseguiremos nos aproximar da população, ouvir suas demandas e tomar as medidas necessárias com mais efetividade”.

Abertura ao diálogo

Maria de Fátima Silvestre, representante do segmento dos usuários, atua como conselheira há três mandatos, tendo também acompanhado as duas últimas gestões na cidade. Na opinião da conselheira, a atual gestão está aberta à participação da comunidade. “Temos sido bem acolhidos por esta gestão, que está aberta ao povo. Além disso, temos visto que os gestores têm qualificação para gerir os recursos. É preciso estreitar as relações”, afirma Fátima.

Pré-Conferência do Industrial ocorre amanhã, quinta-feira

Nessa quinta-feira, 10/8, às 18h, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), promoverá mais uma Pré-conferência Municipal de Saúde, desta vez na regional Industrial. Essa será a segunda de oito etapas que antecedem a Conferência Municipal. A pré-conferência do distrito sanitário Industrial acontece na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada à rua Uruguai, nº 259, bairro Industrial. A cada semana, sempre às terças e quintas-feiras, duas regionais serão contempladas, de forma que até o final de agosto, todos os distritos sejam contemplados e façam seus debates. Participe!

Próximas pré-conferências: 

Nacional:   Dia 15/08 (Terça-feira), Escola Municpal Walter Fasuto do Amaral - Rua Mármore, 140 - Bairro Carajás

Petrolândia:   Dia 17/08 (Quinta-feira), Centro Pastoral Daniel Comboni - Rua Refinaria Cubatão, 263 - Bairro Petrolândia

Ressaca:   Dia 22/08 (Terça-feira), Escola Municpal Rita Carmelinda Rocha - Rua Rubi, 850 - Bairro São Joaquim 

Riacho:   Dia 24/08 (Quinta-feira), Escola Municpal Heitor Villa Lobos/Funec - Praça Marília de Dirceu, 20 - Bairro Inconfidentes

Sede:   Dia 29/08 (Terça-feira), Escola Municpal Ely Horta Costa - Rua Pofessora Neuza Rocha, 406 - Bairro Centro 

Vargem das Flores:   Dia 31/08 (Quinta-feira), Casa de Apoio, Rua VL 06, 1880 - Bairro Nova Contagem 

   

REPÓRTER: Carolina Brauer   FOTO CRÉDITO: Adelcio R. Barbosa   

PUBLICAÇÃO: 09/08/2017 17:26:30