Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Alunos da Escola Municipal Eli Horta criam "pet-vaso" sustentável

Oficina promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente teve objetivo de conscientizar os estudantes

Elias Ramos

Alunos produziram seus pet-vasos com material reciclável

Como parte das ações voltadas para a semana do Meio Ambiente, que teve seu dia comemorado na segunda (5), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoveu nessa quarta-feira (7), uma oficina de produção de vasos ecológicos para o cultivo de hortaliças, com o objetivo de conscientizar e incentivar a utilização de materiais descartáveis. Essa ação também faz parte do projeto “Horta Urbana” e do programa Cidade Verde.

Cerca de 90 alunos estiveram no espaço adotado pela direção como “cantinho da horta”. No local, antes da criação da horta e dos plantios, havia uma piscina abandonada que logo foi substituída por terra e um pouco de verde. Foram plantados pés de tomate, salsinha, cebolinha, alfaces, manjericão, cerejeira e laranja. Quem for até o local poderá ver um ambiente verde e a gradradável. “As crianças da escola levam para casa o pensamento de conscientização ecológica e cuidados com o meio ambiente. A escola abraçou os projetos da horta e hoje é um local de pertencimento”, enfatiza Maria Eugênia Aleixo, vice-diretora.

A ação feita pela Semas teve como objetivo mostrar aos alunos que é possível reaproveitar restos de materiais e dar outra finalidade para eles. A atividade chamada de “pet-vaso”, produziu vasos ecológicos para o cultivo de hortaliças, com o objetivo de conscientizar e incentivar a utilização de materiais descartáveis. “Eu acho importante ações desse tipo. Eu adorei poder criar o vaso e vou cuidar dele em casa”, destaca Pietra Silva Aleixo, estudante.

A escola Eli Horta foi a primeira unidade municipal a receber o projeto Cidade Verde, cujo objetivo é plantar 100 mil mudas de árvores e hortas urbanas até 2020. “Já são oito escolas que solicitaram a visita da Semas. Nós pretendemos deixar Contagem mais verde e queremos levar a ideia de preservação e sustentabilidade para dentro e fora das salas de aula”, finaliza o assessor educacional da Semas, Rodrigo Ribeiro.

   

REPÓRTER: Leonardo Melo   FOTO CRÉDITO: Elias Ramos   

PUBLICAÇÃO: 08/06/2017 16:21:02

Plantio de mudas de hortaliças E. M. Eli Horta