Prefeitura Municipal de Contagem
   

Começa o Novo Mais Educação nas escolas de Contagem

Mais de 6 mil alunos participam do projeto em 50 escolas da cidade

Newton de Castro Resende

Atividades extraclasse compõem a grade curricular do projeto Novo Mais Educação

Com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos, nas disciplinas de português e matemática, foi iniciado na quarta-feira (17), o programa “Novo Mais Educação” em 50 escolas da cidade. Ao todo serão destinados 15 horas semanais de atividades escolares. Também serão trabalhadas atividades extracurriculares, voltadas ao esporte, lazer e cultura, nos horários opostos aos das aulas. Os alunos participantes do programa poderão almoçar na escola. 

O coordenador do projeto José Adailton Teixeira explica que o programa visa melhorar a aprendizagem dos alunos. “Seguimos a norma do Novo Mais Educação para levar até os estudantes o melhor da alfabetização e letramento. Queremos também atingir os jovens em situação de  vulnerabilidade social”, destaca.

before

Alunos realizam atividades que aprimoram o aprendizado

 Ao todo, 6158 alunos cadastrados, terão a oportunidade de estudar e praticar atividades extracurriculares. O Novo Mais Educação é considerado um programa de tempo integral. Os estudantes cumprem a jornada de no mínimo 7 horas diárias. As escolas, para se inscreverem no projeto, tiveram que apresentar o equivalente ao número de matrículas do ensino fundamental regular registrado no Censo Escolar do ano anterior ao da adesão ao Programa.

A Escola Municipal Coronel Antônio Augusto Diniz Costa, uma das cadastradas, começou a todo vapor com as atividades voltadas para a sua grade disciplinar. Empolgados, os alunos inciaram as atividades em sala de aula e mantiveram a performance no pátio da escola. Sem falar que na hora do almoço também houve muita alegria. Os cerca de 120 estudantes puderam fazer as tarefas aplicadas por seus professores. “A ideia é boa e tem tudo para dar certo. Acredito que os valores serão aprendidos e usados lá fora”, explica a estudante de 15 anos, Maria Eduarda da Piedade.

A direção e coordenação da Diniz Costa, salientam que o Novo Mais Educação serve como acompanhamento pedagógico aos alunos. Elas também afirmam que a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) trabalha na qualidade do ensino no município e que o projeto ajuda na socialização de alunos e comunidade. “O desafio com a nova proposta é levarmos o melhor da educação para os lares de Contagem”, clarifica Nara Cristina Brito, coordenadora da escola. “Eu vejo como uma oportunidade de tirar os jovens da rua. A comunidade local abraçou a ideia. A alfabetização em português e matemática trará crescimento pessoal, intelectual e social para os alunos”, finaliza.

   

REPÓRTER: Leonardo Melo   FOTO CRÉDITO: Newton de Castro Resende   

PUBLICAÇÃO: 18/05/2017 14:05:36